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Romanos : 5

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Texto Bíblico

Notas Explicativas

Questões

1 Portanto, justificados pela fé, temos paz com Deus por intermédio do nosso Senhor Jesus Cristo. 2 Através Dele, também temos acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes. Regozijamo-nos na esperança que Deus nos dá para o futuro, a confiança que compartilharemos na glória de Deus.

  • Conexão com o Texto: : Paulo começa a contar vários fatos diferentes que acontecem quando Deus faz os crentes justificados com Ele.
  • Portanto : "Porque".
  • justificados ... nosso : Todas as ocorrências de "nós" e "nosso", referem-se à todos os crentes e devem estar inclusos. (Veja: figs_inclusive)
  • por intermédio do nosso Senhor Jesus Cristo : "Por causa do nosso Senhor Jesus Cristo".
  • Senhor : Aqui "Senhor" significa que Jesus é Deus.
  • Através Dele, também temos acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes : Aqui "pela fé", se refere à nossa confiança em Jesus, que nos permite estar diante de Deus. Tradução Alternativa (TA): "Porque nós confiamos em Jesus, Deus nos permite a estar em Sua presença".
  • O que os crentes têm, uma vez que são justificados pela fé? : Porque eles são justificados pela fé, eles têm paz com Deus através do Senhor, Jesus Cristo

3 Não somente isso, mas também nos regozijamos em nossos sofrimentos, sabendo que o sofrimento produz perseverança; 4 a perseverança produz aprovação; e a aprovação produz confiança para o futuro. 5 A confiança não desaponta, porque o amor de Deus tem sido derramado em nossos corações por intermédio do Espírito Santo, que nos foi dado.

  • Não somente isso : A palavra "isso", se refere as ideias descritas em 5:1.
  • nos ... nosso ... nos : Todas as ocorrências de "nós", "nosso" e "nos", se referem à todos os crentes e devem ser inclusos. (Veja: figs_inclusive)
  • aprovação : A palavra "aprovação" se refere à aceitação de Deus por nós.
  • confiança para o futuro : Isso é a certeza que Deus irá cumprir todas as Suas promessas para àqueles que creem em Cristo.
  • A confiança não desaponta : Paulo usa a personificação aqui quando ele fala da "confiança" como se isso fosse vivo. T.A.:" Nós estamos muito confiantes que receberemos o que esperamos". (UDB) (Veja: figs_inclusive)
  • Quais são as três coisas que o sofrimento produz? : O sofrimento produz paciência, aceitação e confiança.

6 Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios no tempo certo. 7 Porque dificilmente alguém morreria por um justo; isto é, talvez alguém até ouse morrer por uma boa pessoa.

  • éramos : A palavra "nós" aqui, se refere à todos os crentes e devem ser inclusos. (Veja: figs_inclusive)
  • Porque dificilmente alguém morreria por um justo : "É difícil encontrar alguém que esteja disposto a morrer, mesmo que por um homem justo".
  • isto é, talvez alguém até ouse morrer por uma boa pessoa : "Mas você pode encontrar alguém que esteja disposto a morrer por alguém que seja bom".

8 Mas Deus prova Seu próprio amor por nós, porque Cristo morreu por nós, enquanto ainda éramos pecadores. 9 Muito mais agora, que somos justificados por Seu sangue, seremos salvos por Ele da ira de Deus.

  • prova : Você pode traduzir esse verbo no passado, usando "demonstrou" ou "mostrou".
  • nós ... nós : Todas as ocorrências de "nos" e "nós" se referem à todos os crentes e devem ser inclusos (Veja: figs_inclusive)
  • Muito mais agora, que somos justificados por Seu sangue : Aqui "justificados" significa que Deus nos coloca num reto relacionamento direto com Ele. Isso pode ser traduzido na voz ativa. T.A.: "Quanto mais Deus irá fazer por nós, agora que Ele nos fez justos com Ele mesmo por causa da morte de Jesus na cruz''. (Veja: figs_explicit e figs_activepassive)
  • sangue : Isso é uma metonímia do sacríficio de Jesus na cruz. (Veja: figs_metonymy)
  • salvo : Isso significa que através do sacrifício de Jesus na cruz, Deus tem nos perdoado e nos resgatado de ser punidos no inferno por causa dos nossos pecados.
  • ira de Deus : Aqui "ira" é uma metonímia que se refere a punição de Deus àqueles que têm pecado contra Ele. T.A.: "punição de Deus". (Veja: figs_metonymy)
  • Como Deus mostra Seu amor para conosco? : Deus demonstra Seu amor para conosco, porque enquanto éramos pecadores, Cristo morreu por nós.
  • Sendo justificado pelo sangue de Jesus, do quê os crentes são salvos? : Sendo justificados pelo sangue de Jesus, os crentes são salvos da ira de Deus.

10 Pois, se nós, enquanto éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus através da morte de Seu Filho, muito mais depois de termos sido reconciliados, seremos salvos por Sua vida. 11 Não somente isso, mas também nos regozijamos em Deus através do nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de Quem agora recebemos essa reconciliação.

  • éramos : Todas as ocorrências de "nós", referem-se à todos os crentes e devem estar incluídos. (Veja: figs_inclusive)
  • Seu Filho... Sua vida : "o filho de Deus ... a vida do filho de Deus".
  • ramos inimigos, fomos reconciliados com Deus através da morte de Seu Filho : A morte do filho de Deus tem provido perdão eterno e nos fez amigos de Deus, para todos àqueles que acreditam em Jesus. Isso pode ser traduzido na voz ativa. T.A.: "Deus nos permitiu ter uma relação de paz com Ele porque Seu filho morreu por nós". (Veja: figs_activepassive)
  • Filho : Esse é um título importante para Jesus, o Filho de Deus. (Veja: guidelines_sonofgodprinciples)
  • termos sido reconciliados : Isso pode ser traduzido na voz ativa. T.A.: "agora que Deus nos fez amigos também". (Veja: figs_activepassive)
  • Qual relacionamento os não crentes tem com Deus antes de eles serem reconciliados com Deus por meio de Jesus? : Os não crentes são inimigos de Deus antes de serem reconciliados com Deus através de Jesus.

12 Portanto, como o pecado entrou no mundo através de um homem, da mesma forma a morte entrou através do pecado. E a morte se espalhou para todas as pessoas, porque todos pecaram. 13 Pois até a Lei, o pecado estava no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há Lei.

  • Conexão com o Texto: : Paulo explica porque a morte aconteceu mesmo antes de Deus ter dado a lei a Moisés.
  • como o pecado entrou no mundo através de um homem ... a morte entrou através do pecado : Paulo descreve o pecado como algo perigoso que veio ao mundo por meio das atitudes de "um homem" Adão. Esse pecado, então, se tornou uma abertura para a morte, representada aqui, como outra coisa perigosa, que também veio ao mundo. (Veja: figs_personification)
  • Pois até a Lei, o pecado estava no mundo : Isso significa que as pessoas pecaram antes de Deus os dar a lei. T.A.: "As pessoas no mundo pecaram antes mesmo de Deus ter dado Sua lei a Moisés". (UDB) (Veja: figs_explicit)
  • mas o pecado não é levado em conta quando não há Lei : Isso significa que Deus não cobrou as pessoas com pecado, antes de Ele os ter dado a lei. T.A.: "mas Deus não anotou nenhum pecado contra a lei antes de Ele dar a lei". (UDB) (Veja: figs_explicit)
  • O que aconteceu por causa do pecado de um homem? : Por causa do pecado de um homem, o pecado entrou no mundo, a morte entrou através do pecado e ela se espalhou para todas as pessoas.

14 No entanto, a morte reinou de Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram de modo semelhante à desobediência de Adão, que é um modelo Daquele que estava por vir. 15 Mas, mesmo assim, o dom gratuito não é como a transgressão. Pois, se todos morreram pela transgressão de um, muito mais a graça de Deus e a dádiva pela graça de um único homem, Jesus Cristo, abundaram para muitos.

  • No entanto : "Ainda" ou "Não havia lei escrita no tempo de Adão até Moisés, mas". A palavra "No entanto", conecta essa parte com os versículos que vieram logo antes deste. (Veja: 5:12)
  • a morte reinou de Adão até Moisés : Paulo está falando da morte como se fosse um rei que governou. T.A.: "pessoas continuaram morrendo do tempo de Adão até a época de Moisés, como uma consequência dos seus pecados. (Veja: figs_personification e figs_metaphor)
  • mesmo sobre aqueles que não pecaram de modo semelhante à desobediência de Adão : "mesmo pessoas cujos pecados foram diferentes de Adão, continuam morrendo".
  • que é um modelo Daquele que estava por vir : Adão era um modelo de Cristo, que surgiu bem mais tarde. Ele teve muito em comum com Jesus.
  • Pois, se todos morreram pela transgressão de um : Aqui "um" se refere a Adão. T.A.: "Pois se, pelo pecado de um, muitos morreram". (Veja: figs_explicit)
  • muito mais a graça de Deus e a dádiva pela graça de um único homem, Jesus Cristo, abundaram para muitos : Aqui "graça" se refere ao dom gratuito de Deus que Ele fez disponível para todos através de Jesus Cristo. T.A.: "e muito mais, através do homem Jesus Cristo, que morreu por todos nós, Deus gentilmente ofereceu esse dom da vida eterna, mesmo que nós não mereçamos". (UDB) (Veja: figs_explicit)
  • Quem foi o homem através do qual, o pecado entrou no mundo? : Adão foi o homem através do qual, o pecado entrou no mundo.
  • Como o dom gratuito de Deus é diferente do pecado de Adão? : Pelo pecado de Adão, muitos morreram, mas pelo dom gratuito de Deus, muitos abundaram.

16 Porque o dom não é como a consequência do pecado de um homem. Pois, por um lado, o julgamento da condenação veio por causa da transgressão de um só homem; mas, por outro lado, o dom gratuito veio depois de muitas transgressões, para justificação. 17 Pois, se a morte reinou através de um pela transgressão de um só, muito mais aqueles que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida através de um só, Jesus Cristo.

  • Porque o dom não é como a consequência do pecado de um homem : Aqui "o dom" se refere a Deus apagando livremente o registro de nossos pecados. T.A.: "O dom não é como a consequência do pecado de Adão". (Veja: figs_explicit)
  • Pois, por um lado, o julgamento da condenação veio por causa da transgressão de um só homem; mas, por outro lado : Aqui Paulo dá duas razões de porque "o dom não é como a consequência do pecado de Adão". As frases "Por um lado" e "mas, por outro lado", traz dois diferentes jeitos de pensar sobre algo. O "julgamento da condenação" infere que nós todos merecemos a punição de Deus pelos nossos pecados. T.A.: "Porque por um lado, Deus declarou que todas as pessoas merecem ser punidas por causa do pecado de um homem, mas por outro lado". (Veja: figs_explicit)
  • o dom gratuito veio depois de muitas transgressões, para justificação : Isso se refere a como Deus nos faz bem com Ele mesmo quando não merecemos. T.A.: "O dom generoso de Deus que nos coloca de acordo com Ele mesmo". (Veja: figs_explicit)
  • depois de muitas transgressões : "após os pecados de muitos".
  • transgressão de um só : Isso se refere ao pecado de Adão.
  • a morte reinou : Aqui Paulo fala da "morte" como um rei que governou. O "reino" da morte leva todos a morrerem. T.A.: "todos morreram". (Veja: figs_personification e figs_metaphor)
  • em vida através de um só : Isso se refere a vida de Jesus Cristo.
  • O que resultou do pecado de Adão e o que resultou do dom gratuito de Deus? : O julgamento da condenação resultou do pecado de Adão, mas a justificação resultou do dom gratuito de Deus.
  • O que governou do pecado de Adão e o que governou através do dom da justiça? : A morte reinou a partir do pecado de Adão, e aqueles que recebem o dom de Deus, reinam através da vida de Jesus.

18 Então, assim como todas as pessoas foram condenadas por uma transgressão, também por um ato de justiça veio a justificação da vida a todas as pessoas. 19 Pois, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, da mesma forma, através da obediência de um, muitos serão feitos justos.

  • por uma transgressão : "por meio de um pecado cometido por Adão" ou "por causa do pecado de Adão".
  • todas as pessoas foram condenadas : Aqui "condenação" se refere a punição de Deus. T.A.: "todos merecem a punição de Deus pelos pecados". (Veja: figs_explicit)
  • um ato : O sacrifício de Jesus Cristo.
  • a justificação da vida a todas as pessoas : Aqui "justificação" se refere a capacidade de Deus para fazer com que as pessoas fiquem bem com Ele. T.A.: "A oferta de Deus para fazer todos serem retos com Ele". (Veja: figs_explicit)
  • desobediência de um só homem : A desobediência de Adão.
  • muitos foram feitos pecadores : Isso pode ser traduzido na voz ativa. T.A.: "muitos pecaram". (Veja: figs_activepassive)
  • da obediência de um : A obediência de Jesus.
  • muitos serão feitos justos : Isso pode ser traduzido na voz ativa. T.A.: "Deus fará muitos serem retos com Ele". (Veja: figs_activepassive)
  • Em que muitos foram feitos através da desobediência de Adão e em que muitos se tornarão por meio da obediencia de Cristo? : Muitos foram feitos pecadores através da desobediência de Adão e muitos serão feitos justos por meio da obediência de Cristo.

20 Mas a Lei entrou para que a transgressão abundasse. Entretanto, onde o pecado abundou, a graça abundou ainda mais. 21 Isso aconteceu para que, da mesma forma que o pecado reinou na morte, assim também a graça possa reinar, por meio da justiça, para a vida eterna através de Jesus Cristo, nosso Senhor.

  • a Lei entrou : Aqui Paulo fala da lei como se fosse uma pessoa. T.A.: "Deus deu Sua lei a Moisés". (UDB) (Veja: figs_personification)
  • que a transgressão abundasse : Paulo fala de "transgressão" ou pecado como se isso fosse vivo. T.A.: "para que as pessoas possam perceber a grandeza dos pecados que têm cometido". (UDB) (Veja: figs_personification)
  • abundou : "aumentou".
  • a graça abundou ainda mais : Aqui "graça" se refere às bençãos imerecidas de Deus. T.A.: "Deus continuou a ser ainda mais amável com o povo, de uma forma que eles não mereciam". (UDB) (Veja: figs_explicit)
  • o pecado reinou na morte : Aqui Paulo fala do "pecado" como se fosse um rei que governou. T.A.: "como o pecado resultou na morte". (Veja: figs_personification e figs_metaphor)
  • assim também a graça possa reinar, por meio da justiça, para a vida eterna através de Jesus Cristo, nosso Senhor : Paulo fala da "graça" aqui, como se fosse um rei que governou. T.A.: "a graça deu às pessoas vida eterna por meio da justiça de Jesus Cristo, nosso Senhor". (Veja: figs_personification e figs_metaphor)
  • a graça possa reinar, por meio da justiça : Paulo fala da "graça" aqui, como se fosse um rei que governou. A palavra "justiça" se refere à habilidade de Deus de os fazer justos como Ele. T.A.: "que Deus possa dar seu dom gratuito àqueles que são retos como Ele é". (Veja: figs_personification e figs_explicit)
  • nosso Senhor : Paulo inclui ele mesmo, seus leitores e todos os crentes. (Veja: figs_inclusive)
  • Por que a Lei sobreveio? : A Lei sobreveio para que a transgressão seja abundada.
  • O que abundou mais do que a transgressão? : A graça de Deus abundou mais que a transgressão.
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