Texto Bíblico
Notas Explicativas
Questões
1 Ou não sabeis, irmãos, que a lei controla o homem enquanto ele vive? Pois falo a pessoas que conhecem a lei.
- Conexão com o Texto: : Paulo explica como a lei controla aqueles que querem viver abaixo dela.
- não sabeis, irmãos, que a lei controla o homem enquanto ele vive? : Paulo faz essa pergunta para adicionar ênfase. T.A.: "Então, você certamente sabe que as pessoas tem que obedecer as leis apenas enquanto elas estão vivas". (UDB) (Veja: figs_rquestion)
- irmãos : Aqui significa cristãos companheiros, incluindo tanto homens quanto mulheres.
- a lei controla o homem enquanto ele vive : Paulo dá um exemplo disso em 7:2.
- Por quanto tempo a Lei controla uma pessoa? : A Lei controla uma pessoa enquanto ela viver.
2 Pois, pela lei, a mulher casada está ligada ao seu marido enquanto ele viver; mas se seu marido morrer, ela estará livre da lei do casamento. 3 Então, se ela unir-se com outro homem enquanto seu marido estiver vivo, ela será chamada de adúltera. Porém, se seu marido morrer, ela estará livre da lei, de modo que não será adúltera se se casar com outro homem.
- a mulher casada : Isso refere-se a qualquer mulher que é casada.
- ela será chamada de adúltera : Isso pode ser traduzido na voz ativa. T.A.: "Deus a considerará como adúltera" ou "pessoas a chamarão de adúltera". (Veja: figs_activepassive)
- Por quanto tempo uma mulher casada está limitada pela Lei do casamento? : Uma mulher casada está limitada pela Lei do casamento até seu marido morrer.
- O que uma mulher deve fazer uma vez que está liberta da Lei do casamento? : Uma vez que ela está liberta da Lei do casamento, a mulher pode se casar com outro homem.
4 Portanto, meus irmãos, vós também fostes mortos para a lei, mediante o corpo de Cristo, de modo que pudésseis pertencer a outro, isto é, Àquele que foi ressuscitado dentre os mortos, a fim de produzirmos frutos para Deus. 5 Pois quando estávamos na carne, as paixões pecaminosas, despertadas pela lei, operavam em nossos membros para produzir fruto para a morte.
- Portanto : Isso se relaciona com 7:1.
- irmãos : Aqui, isso significa, cristãos companheiros, incluindo tanto homens quanto mulheres.
- vós também fostes mortos para a lei, mediante o corpo de Cristo : Isso pode ser traduzido na voz ativa. T.A.: "vocês também morreram para a Lei quando através de Cristo vocês morreram na cruz". (Veja: figs_activepassive)
- produzirmos frutos para Deus : Aqui "frutos" é uma metáfora para ações que agradam a Deus. T.A.: "nós podemos ser capazes de fazer coisas que agradam a Deus".(Veja: figs_activepassive)
- produzir fruto para a morte : Aqui "frutos" é uma metáfora que refere-se a vivência de uma vida pecaminosa. (Veja: figs_metaphor)
- Como os crentes se tornam mortos pela Lei? : Os crentes se tornam mortos para a Lei através do corpo de Cristo.
- Tendo se tornado mortos para a Lei, o que o crentes são capazes de fazer? : Tendo se tornado mortos para a Lei, os crentes são capazes de se juntar a Cristo.
6 Todavia, agora estamos livres da lei. Morremos para aquilo a que estávamos presos, para então servir na novidade do Espírito, e não na velhice da letra.
- Conexão com o Texto: : Paulo nos lembra que Deus não nos faz santos pela Lei.
- estamos livres da lei : Isso pode ser traduzido na voz ativa. T.A.: "Deus nos liberou da Lei". (Veja: figs_activepassive)
- Morremos : Esse verbo refere-se a Paulo e aos crentes. (Veja: figs_inclusive)
- para aquilo a que estávamos presos : Isso refere-se à Lei. Isso pode ser traduzido na voz ativa. T.A.: "para a Lei que nos prende". (Veja: figs_activepassive)
- da letra : Isso refere-se a Lei de Moisés. T.A.: "a Lei de Moisés". (Veja: figs_explicit)
7 O que diremos então? É a lei em si pecado? De modo algum. No entanto, eu jamais conheceria o pecado se não fosse através da lei. Por que eu não conheceria a cobiça se a lei não dissesse: "Não cobiçarás". 8 Mas o pecado, aproveitando-se da oportunidade dada pelo mandamento, trouxe todo tipo de cobiça em mim. Pois sem a lei, o pecado está morto.
- O que diremos então? : Paulo introduz um novo tópico. (Veja: figs_rquestion)
- De modo algum : "É claro que isso não é verdade!" Essa expressão nos dá a resposta negativa mais forte possível à pergunta retórica precedente. Você pode ter uma expressão semelhante em seu idioma que você poderia usar aqui. Veja como foi traduzido em 9:14.
- eu jamais conheceria o pecado se não fosse através da lei ... Mas o pecado, aproveitando-se da oportunidade ... trouxe todo tipo de cobiça em mim : Paulo compara o pecado a uma pessoa capaz de agir. (Veja: figs_personification)
- pecado : "meu desejo de pecar".
- cobiça : Essa palavra inclui tanto o desejo de ter o que pertence a outras pessoas quanto a imoralidade sexual.
- sem a lei, o pecado está morto : "se não há Lei, não haveria a quebra da Lei, então não haveria o pecado".
- Que função a Lei realiza? : A Lei faz o pecado ser conhecido.
- A Lei é pecado? : Não, a Lei não é pecado.
- O que o pecado faz através do mandamento da Lei? : O pecado, através do mandamento da Lei, traz aproximadamente toda luxúria a uma pessoa.
9 Antes eu vivia sem a lei, mas quando o mandamento veio o pecado reviveu e eu morri. 10 O mandamento, que era para trazer vida, tornou-se em morte para mim.
- o pecado reviveu : Isso pode significar 1) "Eu percebi que estava pecando" (UDB) ou 2) "Eu desejei pecar fortemente". (Veja: figs_personification)
- O mandamento, que era para trazer vida, tornou-se em morte para mim : Paulo fala da condenação de Deus como se resultasse primordialmente na morte física. T.A.: "Deus me deu o mandamento para que eu vivesse, mas ao invés disso, me matou". (Veja: figs_metaphor)
11 Pois o pecado, aproveitando-se da oportunidade através do mandamento, enganou-me. E através do mandamento, matou-me. 12 Portanto, a lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom.
- Pois o pecado, aproveitando-se da oportunidade através do mandamento, enganou-me. E através do mandamento, matou-me : Como no 7:7, Paulo está descrevendo o pecado como uma pessoa capaz de fazer 3 coisas: aproveitar a oportunidade, enganar e matar. T.A.: "Porque eu quis pecar, eu me enganei pensando que eu poderia pecar e obedecer o mandamento ao mesmo tempo, mas Deus me puniu por desobedecer o mandamento separando-me Dele". (Veja: figs_personification)
- pecado : "meu desejo de pecar".
- aproveitando-se da oportunidade através do mandamento : Paulo compara o pecado à pessoa capaz de agir. Veja como isso foi traduzido no 7:7. (Veja: figs_personification)
- matou-me : Paulo fala da condenação de Deus sobre os pecadores como se isso resultasse primeiramente na morte física. T.A.: "me separou de Deus". (Veja: figs_metaphor)
- santo : Moralmente perfeito, sem pecado.
- A Lei é santa? : A Lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom.
13 Portanto, o que era bom tornou-se morte para mim? De modo algum. Mas o pecado, para que se mostrasse como pecado por meio do que é bom, produziu em mim a morte. Isso, para que através do mandamento o pecado se revelasse pecaminoso, além da medida. 14 Porque sabemos que a lei é espiritual, mas eu sou carnal, vendido como escravo ao pecado.
- Conexão com o Texto: : Paulo fala sobre a luta dentro do homem interior; entre o pecado e o homem interior; e a mente com a Lei de Deus—entre o pecado e o bem.
- Portanto : Paulo introduz um novo tópico.
- o que era bom tornou-se morte para mim? : Paulo usa essa pergunta para adicionar ênfase. (Veja: figs_rquestion)
- o que era bom : Isso refere-se a Lei de Deus.
- tornou-se morte para mim? : "causou-me a morte".
- De modo algum : Essa expressão dá a resposta negativa mais forte possível à pergunta retórica precedente. Você pode ter uma expressão semelhante em seu idioma que poderia usar aqui. T.A.: "É claro que não é verdade!". (Veja: figs_rquestion)
- pecado ... produziu em mim a morte : Paulo está vendo o pecado como se fosse uma pessoa que pudesse agir. (Veja: figs_personification)
- produziu em mim a morte : "me separou de Deus".
- através do mandamento : "porque eu desobedeci o mandamento".
- O que Paulo diz que o pecado faz com ele? : Paulo diz que o pecado, através da Lei, provoca a morte nele.
15 Por que o que eu faço, realmente não entendo. Pois o que quero fazer, eu não faço; e o que odeio, eu faço. 16 Mas se faço o que não quero, concordo com a lei, que a lei é boa.
- Conexão com o Texto: : Paulo fala sobre a luta dentro de seu homem interior entre sua carne e a Lei de Deus—entre o pecado e o bem.
- Por que o que eu faço, realmente não entendo : Aqui Paulo exagera para adicionar ênfase. T.A.: "eu não tenho certeza do porque eu faço algumas coisas que eu faço". (Veja: figs_hyperbole)
- Porque : "Pois".
- Pois o que quero fazer, eu não faço : Paulo exagera novamente para adicionar ênfase. T.A.: "Eu nem sempre faço o que eu quero fazer". (Veja: figs_hyperbole)
- o que odeio, eu faço : Paulo novamente exagera para adicionar ênfase. T.A.: "as coisas que eu sei que não são boas são as coisas que eu as vezes faço". (Veja: figs_hyperbole)
- Mas : "No entanto".
- concordo com a lei : "eu sei que a Lei de Deus é boa".
- O que leva Paulo a concordar que a Lei é boa? : Quando Paulo faz aquilo que ele não quer fazer, então ele concorda que a Lei é boa.
17 Mas agora não sou mais eu quem faz isto, mas o pecado que habita em mim. 18 Pois sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita coisa boa, pois o desejo para o bem está em mim, mas eu não consigo fazê-lo.
- o pecado que habita em mim : Paulo descreve o pecado como um ser vivente que tem o poder de influenciá-lo. (Veja: figs_personification)
- minha carne : Aqui "carne" é uma metonímia para a natureza pecaminosa. T.A.: "minha natureza pecaminosa". (Veja: figs_metonymy)
- Quem está fazendo as coisas que Paulo faz, mas não deseja fazer? : O pecado que mora em Paulo faz as coisas que ele não deseja fazer.
- O que mora na carne de Paulo? : Nenhuma coisa boa vive na carne de Paulo.
19 Pois o bem que quero fazer, não faço, mas o mal que não quero, este faço. 20 Portanto, se faço o que não quero fazer, então não sou mais eu que estou agindo, mas o pecado que vive em mim. 21 Percebo, então, em mim, a lei de querer fazer o que é bom, mas realmente o mal está presente em mim.
- o bem : "bons atos" ou "boas ações".
- o mal : "maus atos" ou "más ações".
- o pecado que vive em mim : Paulo fala do "pecado" como se ele estivesse vivo e vivendo dentro dele. (Veja: figs_personification)
- realmente o mal está presente em mim : Paulo fala do "mal" aqui como se estivesse vivo e vivendo dentro dele. (Veja: figs_personification)
- Qual princípio Paulo encontra em ação dentro dele? : Paulo encontra em si o princípio que ele quer fazer o que é bom, mas o mal está realmente nele.
22 Pois, com o homem interior, me regozijo na lei de Deus. 23 Todavia, vejo uma lei diferente nos membros do meu corpo, que lutam contra uma nova lei em minha mente. Isso me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos membros do meu corpo.
- o homem interior : Este é o espírito recém-revivido de uma pessoa que confia em Cristo. (Veja: figs_metaphor)
- Todavia, vejo uma lei diferente nos membros do meu corpo, que lutam contra uma nova lei em minha mente. Isso me faz prisioneiro : "Eu somente sou capaz de fazer o que minha velha natureza me manda fazer, e não, viver o novo caminho que o Espírito me mostra".
- novo lei : Essa é a nova natureza espiritualmente viva.
- uma lei diferente nos membros do meu corpo : Essa é a velha natureza, o jeito que as pessoas são quando nascem.
- lei do pecado que está nos membros do meu corpo : "minha natureza pecaminosa".
- Qual atitude o homem interior de Paulo tem em direção à Lei de Deus? : O homem interior de Paulo regozija na Lei de Deus.
- Que princípio Paulo descobre nos membros do seu corpo? : Paulo descobre que nos membros de seu corpo o princípio do pecado o leva a ser cativo.
24 Sou um homem miserável! Quem me livrará deste corpo de morte? 25 Graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor! Assim, pois, eu sirvo a lei de Deus com minha mente, contudo, com a carne eu sirvo o princípio do pecado.
- Quem me livrará deste corpo de morte? : Paulo usa essa pergunta para expressar grande emoção. Se em seu idioma tem um jeito de demonstrar grande emoção através de uma exclamação ou uma pergunta, use-o aqui. T.A.: "Eu quero alguém que me liberte do controle do que meu corpo deseja!". (UDB) (Veja: figs_rquestion)
- deste corpo de morte : Essa é a metáfora que significa um corpo que experimentará a morte física. (Veja: figs_metaphor)
- Graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor! : Essa é a resposta para a pergunta em 7:24
- Assim, pois, eu sirvo a lei de Deus com minha mente, contudo, com a carne eu sirvo o princípio do pecado : A mente e a carne são usadas aqui para mostrar como eles comparam o servir da Lei de Deus ou o princípio do pecado. Com a mente ou intelecto, um pode escolher agradar ou obedecer a Deus e com a carne ou natureza física servir ao pecado. T.A.: "Minha mente escolhe agradar a Deus, mas minha carne escolhe obedecer o pecado" (Veja: figs_metaphor)
- Quem livrará Paulo de seu corpo de morte? : Paulo agradece a Deus através de Jesus Cristo por sua libertação.