Texto Bíblico
Notas Explicativas
Questões
1 Há muito tempo, Deus falou aos nossos antepassados por meio de profetas, por muitas vezes e de várias formas. 2 Mas, nestes últimos dias, Ele nos falou por meio do Filho, a quem constituiu como herdeiro de todas as coisas e por intermédio de quem também criou o universo. 3 Ele é o resplendor da glória de Deus, a verdadeira expressão de Sua essência. Ele tudo sustenta pela palavra do Seu poder. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, Ele sentou-se no Céu à direita da Majestade,
- Conexão com o Texto: : Esse prólogo coloca o contexto para todo o livro: a grandiosidade inigualável do Filho - o Filho é maior que todos. O livro começa enfatizando que o Filho é melhor que os profetas e os anjos.
- Informação Geral: : Embora não tenha sido falado no princípio, essa carta foi escrita particularmente aos hebreus (judeus), os quais teriam entendido as muitas referências ao Velho Testamento.
- nestes últimos dias : "nestes dias finais". Essa frase se refere ao tempo quando Jesus começou seu ministério, se extendendo até quando Deus implantar Seu domínio completo em Sua criação.
- por meio do Filho : "Filho" é um importante título para Jesus, o Filho de Deus. (Veja: guidelines_sonofgodprinciples)
- como herdeiro de todas as coisas : O autor fala sobre o Filho como se Ele fosse herdar riqueza e bens de Seu Pai. Tradução Alternativa (T.A.): "para possuir todas as coisas". (UDB) (Veja: figs_metaphor)
- e por intermédio de quem também criou o universo : "é por intermédio do Filho que Deus também fez todas as coisas".
- o resplendor da glória de Deus : "a luz de Sua glória". A glória de Deus é associada a uma luz muito brilhante. O autor está falando que o Filho personifica essa luz e representa completamente a glória de Deus.
- a verdadeira expressão de Sua essência : "a imagem da existência de Deus". Isso tem um significado semelhante a "é o resplendor de Sua glória". O Filho personifica o caráter e a essência de Deus e representa completamente tudo que Deus é. Pode ser dito como uma nova sentença. T.A.: "O Filho é como Deus" ou "O que é verdade sobre Deus é verdade sobre o Filho".
- pela palavra do Seu poder : "Sua Palavra poderosa". Aqui "Palavra" se refere a uma mensagem ou comando. T.A.: "Seu comando poderoso". (Veja: figs_metonymy)
- Depois de ter realizado a purificação dos pecados : O substantivo abstrato "purificação" pode ser colocado como um verbo: "tornar limpo". T.A.: "Depois de haver Ele terminado de nos tornar limpos de pecados" ou "Depois de haver Ele terminado de nos purificar dos nossos pecados". (Veja: figs_abstractnouns)
- de ter realizado a purificação dos pecados : O autor fala de pecados perdoados como se isso estivesse tornando a pessoa limpa. T.A.: "Ele tornou possível para que Deus perdoasse nossos pecados". (Veja: figs_metaphor)
- Ele sentou-se no Céu à direita da Majestade : Aqui "à direita" se refere a um lugar de honra. T.A.: "Ele se assentou no lugar de honra ao lado da Majestade, nas alturas". (Veja: figs_metonymy)
- à direita da Majestade : Aqui "Majestade" se refere a Deus. T.A.: "Deus Altíssimo". (Veja: figs_metonymy)
- Como Deus falou no passado? : No passado, Deus falou através de profetas em muitos momentos e de muitas maneiras.
- Como Deus falou nestes últimos dias? : Nestes últimos dias, Deus falou através de um Filho.
- Através de quem o universo foi feito? : O universo foi feito através do Filho de Deus.
- Como todas as coisas são mantidas? : Todas as coisas são mantidas pelo poder da palavra do Filho de Deus.
- Como o Filho manifesta a glória e a essência de Deus? : O Filho é o brilho da glória de Deus, e é a natureza da essência de Deus.
Palavras-Chave:
último dia, últimos dias, derradeiros dias; limpo, limpeza; palavra; Filho de Deus, o Filho, Filho; majestade ; Glória, glorioso; Poder, poderes; Deus; Profeta, profecia, profetizar, vidente, profetisa; Ancestral, pai, antepassado; no alto, nas alturas; mão direita; Nomear, Nomeado; pecado, pecaminoso, pecador, pecando; idade; herdeiro(a); tempo bíblico: dia;4 tornou-se tão superior aos anjos que herdou um nome mais excelente do que o deles. 5 De fato, para qual dos anjos disse Deus: "Tu és meu filho; Eu hoje te gerei"? E, ainda: "Eu lhe serei Pai, e Ele me será Filho"?
- Informação Geral: : A primeira citação profética (Tu és meu Filho) vem dos Salmos. O profeta Samuel escreveu a segunda (Eu serei um Pai para Ele). Todas as ocorrências de "Ele" se referem a Jesus, o Filho. A palavra "Tu" se refere a Jesus e as palavras "Eu" e "Meu" se referem a Deus, o Pai.
- tornou-se : "O Filho se tornou".
- que herdou um nome mais excelente do que o deles : Aqui "nome" se refere a honra e autoridade. T.A.: "assim como a honra e autoridade que Ele herdou é superior à honra e autoridade deles". (Veja: figs_metonymy)
- que herdou : O autor fala de receber honra e autoridade como se Ele estivesse herdando riqueza e bens de seu Pai. T.A.: "ele herdou". (Veja: figs_metaphor)
- para qual dos anjos disse Deus: "Tu és meu filho...me será Filho"? : Essa pergunta enfatiza que Deus não chama nenhum anjo de filho. T.A.: "Pois Deus nunca disse para nenhum de Seus anjos 'Tu és Meu filho... um filho para mim'". (Veja: figs_rquestion)
- Tu és meu filho...Eu lhe serei Pai : Essas duas frases significam basicamente a mesma coisa. (Veja: figs_parallelism)
- E, ainda : As palavras "ainda" indicam que uma pergunta similar se aplica à segunda citação. As palavras "outra vez" podem simplesmente serem deletadas ou subtituídas com a pergunta. T.A.: "e" ou "e sobre qual dos anjos Deus disse alguma vez". (Veja: figs_ellipsis)
- Como o Filho de Deus se compara aos anjos? : O Filho de Deus é superior aos anjos.
6 Porém, quando Deus enviou ao mundo Seu Primogênito, Ele diz: "Todos os anjos de Deus devem adorá-Lo". 7 Ainda em relação aos anjos, Deus declara: "É Ele quem faz de Seus anjos ventos e de Seus ministros chamas de fogo".
- Informação Geral: : Essa primeira citação nessa sessão (Todos os anjos de Deus...) vem de um dos livros que Moisés escreveu. A segunda (Ele que faz...) é de Salmos.
- Seu Primogênito : Isso significa Jesus. O autor se refere a Ele como "primogênito" para enfatizar a importância e autoridade do Filho sobre todos os outros. Isso não quer dizer que havia um tempo antes da existência de Jesus ou que Deus tem outros filhos como Jesus. T.A.: "Seu Filho honrado, Seu único Filho". (Veja: figs_metaphor)
- Ele diz : "Deus diz".
- É Ele quem faz de Seus anjos ventos e de Seus ministros chamas de fogo : Possíveis significados são: 1) "Deus fez Seus anjos serem espíritos os quais O servem com poder como chamas de fogo" (UDB); ou 2) Deus faz do vento e das chamas de fogo, Seus mensageiros e servos. No idioma original, a palavra para "anjo" é a mesma de "mensageiro" e a palavra para "espíritos" é a mesma de "vento". Com qualquer desses significados possíveis, a questão é que os anjos servem ao Filho porque Ele é superior. (Veja: figs_metaphor)
- O que Deus ordenou que os anjos fizessem quando o Filho foi trazido ao mundo? : Deus ordenou aos anjos que adorassem o Filho quando Ele foi trazido ao mundo.
8 Mas, em relação ao Filho, diz: "Teu trono, Deus, permanece para todo o sempre; e o cetro de Teu Reino é o cetro de justiça. 9 Amaste a justiça e odiaste a injustiça; portanto, Deus, o Teu Deus, Te ungiu com o óleo de alegria, mais que a Teus companheiros.
- Informação Geral: : A citação das escrituras vem dos Salmos.
- Mas, em relação ao Filho, diz : "Mas Deus diz isso sobre o Filho".
- Filho : Isso é um importante título para Jesus, o Filho de Deus. (Veja: guidelines_sonofgodprinciples)
- Teu trono, Deus, permanece para todo o sempre : O trono do Filho representa seu domínio. T.A.: "Tu és Deus, e o Seu reino durará para todo o sempre". (Veja: figs_metonymy)
- o cetro de Teu Reino é o cetro de justiça : Aqui "cetro" se refere ao domínio do Filho. T.A: "E você governará sobre o povo do Seu Reino com justiça". (Veja: figs_metonymy)
- Te ungiu com o óleo de alegria, mais que a Teus companheiros : Aqui "óleo de alegria" se refere à alegria que o Filho sentiu quando Deus O honrou. T.A.: "Lhe honrou e lhe fez mais alegre do que qualquer outro". (Veja: figs_metaphor)
- Por quanto tempo o Filho reinará? : O Filho reinará para todo o sempre.
- O que o Filho ama e o que o Filho detesta? : O Filho ama a justiça e detesta a injustiça.
10 No princípio, ó Senhor, Tu estabeleceste a fundação da terra; os céus são obras de Tuas mãos. 11 Eles perecerão, mas Tu permaneces. Eles se gastarão como roupas. 12 Tu os enrolarás como um manto e como roupas os mudarás. Mas Tu és o mesmo, e Teus anos não terão fim".
- Conexão com o Texto: : O autor continua explicando que Jesus é superior aos anjos.
- Informação Geral: : Essa citação vem de outro Salmo.
- No princípio : "Antes que tudo existisse".
- Tu estabeleceste a fundação da terra : O autor fala de Deus criando a terra como se tivesse construído um prédio sobre uma fundação. T.A.: "Você criou a terra". (Veja: figs_metaphor)
- os céus são obras de Tuas mãos : Aqui "mãos" se refere ao poder e ação de Deus. T.A.: "Você fez os céus". (Veja: figs_metonymy)
- Eles perecerão : "Os céus e terra desaparecerão" ou "Os céus e terra não existirão mais".
- se gastarão como roupas : O autor fala dos céus e terra como se fossem um pedaço de roupa que ficará velha e eventualmente se tornará inútil. (Veja: figs_simile)
- Tu os envolverás como um manto : O autor fala dos céus e terra como se fossem uma túnica ou outro tipo de agasalho. (Veja: figs_simile)
- como roupas os mudarás : O autor fala dos céus e terra como se fossem roupas que podem ser trocadas por outras roupas. (Veja: figs_simile)
- os mudarás : Isso pode ser dito na voz passiva. T.A.: "serão trocados". (Veja: figs_activepassive)
- Teus anos não terão fim : Períodos de tempo são usados para representar a eterna existência de Deus. T.A.: "A Sua vida nunca acabará". (Veja: figs_metaphor)
- O que acontecerá à terra e aos céus com o tempo? : Terra e céus irão se desgastar como roupas e perecerão.
13 Mas para quais dos anjos Deus, porventura, em algum momento, disse: "Senta-te à minha direita, até que eu faça de teus inimigos um estrado para os teus pés" ? 14 Não são todos os anjos espíritos ministradores enviados para cuidar daqueles que herdarão a salvação?
- Informação Geral: : Essa citação vem de outro Salmo.
- Mas para quais dos anjos Deus, porventura, em algum momento, disse... pés?" : O autor usa uma pergunta para enfatizar que Deus nunca disse isso a um anjo. T.A.: "Mas Deus nunca disse a um anjo em qualquer momento... pés". (Veja: figs_rquestion)
- Senta-te à minha destra : Aqui "destra" se refere a um lugar de honra. T.A.: "Sente-se ao meu lado em um lugar de honra". (Veja: figs_metonymy)
- até que eu faça de teus inimigos um estrado para os teus pés : Os inimigos de Cristo são mencionados como se fossem se tornar um objeto sobre o qual um rei descança seus pés. Esta imagem representa derrota e desonra para os Seus inimigos. (Veja: figs_metaphor)
- Não são todos os anjos espíritos... herdarão a salvação? : O autor usa essa pergunta para lembrar aos leitores que anjos não são tão poderosos quanto Cristo, mas eles têm um papel diferente. T.A.: "Todos os anjos são espíritos os quais... herdarão a salvação". (Veja: figs_rquestion)
- daqueles que herdarão a salvação : Receber o que Deus prometeu aos crentes é mencionado como se fosse herdar bens e riquezas de um membro da família. T.A.: "para aqueles os quais Deus salvará". (Veja: figs_metaphor)
- Onde Deus disse ao Filho que sentasse, e até o que acontecesse? : Deus disse ao Filho que se sentasse à sua destra até quando Ele fizesse dos inimigos do Filho um encosto para Seus pés.
- Os anjos cuidam de quem? : Os anjos cuidam daqueles que irão herdar a salvação.