Texto Bíblico
Notas Explicativas
Questões
1 Paulo, chamado por Jesus Cristo para ser um apóstolo pela vontade de Deus, e Sóstenes nosso irmão, 2 para a igreja de Deus em Corinto, àqueles que foram santificados em Jesus Cristo, chamados para ser um povo santo. Nós também escrevemos para todos os chamados no nome do nosso Senhor Jesus Cristo em todo lugar, Senhor deles e nosso. 3 Que graça e paz sejam convosco da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
- Conexão com o Texto: : Paulo e Sóstenes dão boas vindas aos crentes da igreja de Corinto.
- Informação Geral: : A menos que indicado de outra maneira, palavras como "vocês" e "seus" se refere a audiência de Paulo e então são plural. (Veja: figs_you)
- Paulo...para a igreja de Deus em Corinto. : Seu idioma pode ter uma forma particular de introduzir o autor de uma carta e a plateia intencionada. Tradução Alternativa (T.A.): "Eu, Paulo, escrevi esta carta para vocês em Corinto que acreditam em Deus".
- Sóstenes nosso irmão : Isso indica que tanto Paulo como os coríntios conheciam Sóstenes. T.A.: "Sóstenes, o irmão que você e eu conhecemos". (Veja translate_names e figs_explicit)
- àqueles que foram santificados em Jesus Cristo : Aqui "santificado" se refere as pessoas a quem Deus tem reservado para honra-Lo. T.A.: "para aqueles a quem Jesus Cristo tem separado à parte para Deus" ou "para aqueles a quem Deus tem separado para Si mesmo porque eles pertencem a Jesus Cristo". (UDB).
- chamados para ser um povo santo : Isso pode ser dito na voz ativa. T.A.: "A quem Deus chamou para ser povo santo". Possíveis significados são: 1) "a quem Deus separou para Si mesmo" ou 2) "a quem Deus chamou para se separar do pecado" ou "a quem Deus chamou para não pecar". (Veja: figs_activepassive)
- Senhor deles e nosso : Jesus é o Senhor de Paulo e dos Coríntios e o mesmo Senhor de todas as igrejas.( veja: figs_inclusive).
- Quem chamou Paulo e a que ele foi chamado para ser? : Jesus Cristo chamou Paulo para ser um apóstolo.
- O que Paulo deseja que a igreja em Corinto receba de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo? : Paulo deseja que eles tenham graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Palavras-Chave:
Igreja, igreja; Graça , gracioso; Chamar, chamando, chamou, clamar; Em Cristo, em Jesus, no Senhor, nEle; Jesus, Jesus Cristo, Cristo Jesus; Paulo, Saulo; santo, santidade; Senhor, mestre, senhor; santificar, santificação; Paz, pacífico; Deus; Deus o Pai, Pai celestial, Pai ; Corinto, coríntios; vontade de Deus; Cristo, Messias; Apóstolo, Apostolado; Irmão; nome;4 Sempre dou graças ao meu Deus por vós, por causa da graça de Deus que Jesus Cristo vos deu. 5 Ele vos tem feito ricos em tudo, em toda a palavra e com todo o conhecimento, 6 assim como o testemunho de Cristo foi confirmado como verdade entre vós.
- Conexão com o Texto: : Paulo descreveu a posição de cristãos e comunhão em Cristo enquanto eles esperam a sua vinda.
- por causa da graça de Deus que Jesus Cristo vos deu : Paulo fala da graça como se fosse um objeto físico que Jesus dá aos cristãos como um dom. T.A.: "porque Jesus Cristo tornou possível que Deus fosse bondoso com você". ( Veja: figs_metaphor)
- Ele vos tem feito ricos : Possíveis significados são: 1) "Cristo te fez rico" ou 2) "Deus te fez rico".
- vos tem feito ricos em tudo : Paulo está falando em termos gerais. AT: "enriqueceu com todos os tipos de bênçãos espirituais". (Veja: figs_hyperbole)
- em toda a palavra : Deus tem permitido que você conte aos outros sobre a mensagem de Deus de muitas maneiras.
- todo o conhecimento : Deus permitiu que você falasse aos outros sobre a mensagem de Deus de várias maneiras.
- o testemunho de Cristo foi confirmado como verdade entre vós : Possíveis significados são: 1) "vocês viram por vós mesmos que o que nós dissemos sobre Cristo era verdadeiro" ou 2) "outras pessoas aprenderam, por virem como você vive agora, que aquilo que nós e vocês dizemos sobre Cristo é verdade".
- Como Deus fez a igreja em Corinto rica? : Deus os fez ricos em todos os aspectos, em toda palavra e em todo conhecimento.
7 De modo que não vos falta nenhum dom espiritual, enquanto ansiosamente esperais pela revelação de nosso Senhor Jesus Cristo. 8 Ele também vos fortalecerá para o final, para serdes irrepreensíveis no dia do nosso Senhor Jesus Cristo. 9 Deus é fiel, o qual vos chamou na comunhão de Seu filho, Jesus Cristo, nosso Senhor.
- De modo : "como um resultado".
- não vos falta nenhum dom espiritual : "tem todos dons espirituais".(Veja: figs_litotes)
- pela revelação de nosso Senhor Jesus Cristo : Possíveis significados são: 1) "o tempo em que Deus revelará o Senhor Jesus Cristo" ou 2) "o tempo em que nosso Senhor Jesus Cristo Se revelará".
- para serdes irrepreensíveis : Não haverá razão para Deus condená-lo.
- Deus é fiel : "Deus fará tudo o que Ele disse que fará".
- Seu filho : Este é um importante título para Jesus, o Filho de Deus. (Veja:guidelines_sonofgodprinciples)
- O que não faltava à igreja de Corinto? : Não lhes faltava nenhum dom espiritual.
- Por que Deus fortalecerá a igreja em Corinto até o fim? : Ele fará isto para que sejam irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.
Palavras-Chave:
sem culpa; Presente, dom; Filho de Deus, o Filho, Filho; Jesus, Jesus Cristo, Cristo Jesus; Chamar, chamando, chamou, clamar; Fiel, fidelidade; Confirmar, confirmação; Deus; revelar, revelação; Senhor, mestre, senhor; dia do Senhor, dia de Yahweh; fraternidade; Cristo, Messias; tempo bíblico: dia;10 Agora rogo-vos irmãos em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vivais em harmonia uns com os outros, e que não haja divisões entre vós. Rogo-vos que estejais unidos com o mesmo pensamento e pelo mesmo propósito. 11 Pois ficou claro para mim, meus irmãos, pelo que me disse a família de Cloé, que há divisões entre vós.
- Conexão com o Texto: : Paulo lembra aos crentes de Corínto que eles devem viver em união uns com os outros e que a mensagem da cruz de Cristo, não o batismo pelas pessoas, é o que salva.
- irmãos : Aqui significa companheiros cristãos, incluindo homens e mulheres.
- que vivais em harmonia : "que vivam em harmonia uns com os outros".
- que não haja divisões entre vós : "que não se dividam em grupos separados entre vocês".
- estejais unidos com o mesmo pensamento e pelo mesmo propósito : "viva em unidade".
- a família de Cloé : Isso se refere aos membros da família, servos e outros que fazem parte da família onde Cloé, uma mulher, é a cabeça.
- há divisões entre vós : "vocês estão em grupos que discutem uns com os outros".
- O que Paulo deseja que a Igreja de Corinto faça? : Paulo os exorta a todos a concordarem e a não haver divisões entre eles, e que eles sejam unidos com a mesma mente e com o mesmo propósito.
- O que as pessoas de Cloe falaram para Paulo? : O povo de Cloe relatou a Paulo que as facções se desenvolveram entre as pessoas da igreja de Corinto.
12 Refiro-me ao que cada um de vós diz: "Eu sou de Paulo", ou "Eu sou de Apolo", ou "Eu sou de Cefas", ou "Eu sou de Cristo". 13 Está Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por vós? Fostes batizados em nome de Paulo?
- cada um de vós diz : Paulo está expressando uma atitude geral de divisão.
- Está Cristo dividido? : Paulo deseja enfatizar a verdade que Cristo não está dividido mas é um. "Não é possivel dividir Cristo na forma que vocês estão fazendo!". (Veja: figs_rquestion e figs_activepassive).
- Foi Paulo crucificado por vós? : Paulo deseja enfatizar que é Cristo, não Paulo ou Apolo, quem foi crucificado. Isso pode ser dito na voz ativa. T.A.: "Certamente não foi Paulo a quem eles colocaram para morrer na cruz para a salvação de vocês!". (Veja: figs_rquestion e figs_activepassive).
- Fostes batizados em nome de Paulo? : Paulo deseja enfatizar que todos nós somos batizados em nome de Cristo. Isso pode ser dito na voz ativa. T.A.: "Não foi em nome de Paulo que as pessoas batizaram vocês". (Veja: figs_rquestion e figs_activepassive)
- O que Paulo queria dizer com facções? : Paulo quis dizer isto: Cada um de vocês diz: : "Eu estou com Paulo", ou "Eu estou com Apolo", ou "Eu estou com Cefas", ou "Eu estou com Cristo".
14 Agradeço a Deus por não ter batizado nenhum de vós, exceto Crispo e Gaio. 15 Para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome. 16 Também batizei a casa de Estéfanas. Além destes, eu não sei se batizei algum outro.
- Agradeço a Deus : Paulo exagera em quão agradecido ele é , de modo que não fazia mais batismo de pessoas em Corinto. (Veja: figs_hyperbole)
- nenhum de vós, exceto : "somente".
- Crispo : Ele era chefe da sinagoga que se tornou um Cristão. (Veja translate_names)
- Gaio : Ele viaja com o Apóstolo Paulo. (Veja: translate_names)
- Para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome : "Eu não batizei mais ninguém porque eu estava com medo de que eles pudessem depois alardear que eu os tinha batizado". (Veja: figs_doublenegatives e figs_activepassive)
- a casa de Estéfanas : Isso se refere aos membros da família e escravos na casa onde Estéfanas, um homem, era a cabeça. (Veja: translate_names)
- Por que Paulo agradece a Deus por não ter batizado nenhum deles, exceto Crispo e Gaio? : Paulo agradece a Deus por isso, porque não lhes daria ocasião de dizer que eles foram batizados em nome de Paulo.
17 Porque Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho. Não com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja anulada.
- Cristo não me enviou para batizar : Isso significa que batismo não é objetivo principal do ministério do Paulo.
- palavras de sabedoria humana ... a cruz de Cristo não seja anulada : Paulo fala de "palavras de sabedoria humana" como se fossem pessoas, a cruz como um recipiente, e de poder como uma coisa física que Jesus pode colocar naquele recipiente. Isso pode ser dito na voz ativa. T.A.: "palavras de sabedoria humana ... aquelas palavras de sabedoria humana não deve esvaziar a cruz de Cristo de seu poder" ou "palavras de sabedoria humana ... as pessoas não devem parar de acreditar na mensagem sobre Jesus e começar a pensar que eu sou mais importante do que Jesus". (Veja: figs_activepassive e figs_metaphor)
- A que Cristo enviou Paulo para fazer? : Cristo enviou Paulo para pregar o evangelho.
Palavras-Chave:
sábio, sabedoria ; batizar, batismo; cruz; palavra; Pregar; Cristo, Messias; enviar, mandar;18 Pois a mensagem sobre a cruz é loucura para aqueles que estão se perdendo. Mas entre aqueles que Deus está salvando, é o poder de Deus. 19 Pois está escrito: "Destruirei a sabedoria dos sábios e frustrarei a inteligência dos instruídos".
- Conexão com o Texto: : Paulo enfatiza a sabedoria de Deus em vez da sabedoria do homem.
- A mensagem sobre a cruz : "A pregação sobre a crucificação" ou "a mensagem da morte de Cristo na cruz".
- é loucura : "É sem sentido" ou "é tolo".
- para aqueles que estão se perdendo : Aqui "perdendo" se refere ao processo de morte espiritual.
- é o poder de Deus : "Deus operando poderosamente em nós".
- e frustrarei a inteligência dos instruídos : "Vou confundir pessoas inteligentes" ou "vou fazer planos de modo a levar pessoas inteligentes a falharem completamente".
- Qual é a mensagem da cruz para aqueles que estão morrendo? : A mensagem da cruz é loucura para aqueles que estão morrendo.
- Qual é a mensagem da cruz entre aqueles que Deus está salvando? : É o poder de Deus entre aqueles que Deus está salvando.
20 Onde está o sábio? Onde está o estudioso? Onde está o argumentador deste mundo? Deus não tornou a sabedoria do mundo em loucura? 21 Visto que o mundo, em sua sabedoria, não conheceu a Deus, aprouve a Deus através da loucura da pregação salvar aqueles que creem.
- Onde está o sábio? Onde está o estudioso? Onde está o argumentador deste mundo? : Paulo enfatiza que as pessoas verdadeiramente sábias estão longe de ser encontradas. T.A.: "Em comparação com a sabedoria do evangelho, não há sábios, nem estudiosos, nem oradores!". (Veja: figs_rquestion)
- o estudioso : Uma pessoa que é reconhecida como alguém que tem estudado muito.
- o argumentador : Uma pessoa que discute sobre o que sabe ou que é hábil em tais argumentos.
- Deus não tornou a sabedoria do mundo em loucura? : Paulo usa esta pergunta para enfatizar o que Deus tem feito à sabedoria deste mundo. T.A.: "Deus mostrou que tudo o que eles chamam de sabedoria é realmente loucura". (UDB) (Veja:figs_rquestion)
- aqueles que creem : Possíveis significados são: 1) "todos os que crêem na mensagem" ou 2) "todos os que crêem em Cristo".
- Em que Deus transformou a sabedoria do mundo? : Deus transformou a sabedoria do mundo em loucura.
- Por que agradou a Deus salvar aqueles que crêem através da loucura da pregação? : Agradava a Deus fazer isso porque o mundo em sua sabedoria não conhecia a Deus.
22 Porque os judeus pedem por milagres e os gregos buscam sabedoria. 23 Mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios.
- Informação Geral: : Aqui a palavra "nós" se refere a Paulo e a outros professores da Bíblia.(Veja: figs_exclusive)
- Cristo crucificado : "Sobre Cristo, que morreu numa cruz". (UDB) (Veja: figs_activepassive)
- escândalo : Assim como uma pessoa pode tropeçar em um bloco numa estrada, a mensagem de salvação através da crucificação de Cristo impede que os judeus creiam em Jesus. T.A.: "não aceitável" ou "muito ofensivo". (Veja: figs_metaphor)
24 Mas para aqueles a quem Deus chamou, tanto judeus quanto gregos, nós pregamos a Cristo, poder e sabedoria de Deus. 25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
- para aqueles a quem Deus chamou : "Para o povo a quem Deus chamou".
- nós pregamos a Cristo : "Ensinamos sobre Cristo" ou "dizemos a todas as pessoas sobre Cristo".
- Cristo, poder e sabedoria de Deus : Possíveis significados são: 1) "Deus agiu poderosamente e com sabedoria enviando Cristo para morrer por nós" (UDB) ou "por Cristo Deus mostrou como Ele é forte e sábio".
- poder... de Deus : Outro significado possível é que Cristo é poderoso e é através de Cristo que Deus nos salva.
- e sabedoria de Deus : Outro significado possível é que Deus mostra o conteúdo de sua sabedoria através de Cristo.
- a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens : "O que as pessoas chamam de loucura de Deus é realmente mais sábio do que o que elas chamam de sabedoria, e o que as pessoas chamam de fraqueza de Deus é realmente mais forte do que a força das pessoas". (Veja: figs_ellipsis)
26 Olhai para o vosso chamado, irmãos. Não muitos de vós ereis sábios segundo os padrões humanos, nem muitos ereis poderosos, nem muitos ereis de nobre nascimento. 27 Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios; e escolheu o que é fraco no mundo para envergonhar o que é forte.
- Conexão com o Texto: : Paulo enfatiza a posição do crente diante de Deus.
- Não muitos ... nem muitos ... nem muitos : "Muito poucos ... Muito poucos ... Muito poucos". (Veja: figs_litotes)
- sábios segundo os padrões humanos : "O que a maioria das pessoas chamaria sábio".
- de nobre nascimento : "Especial porque sua família é importante".
- Deus escolheu ... sábios. Deus escolheu ... forte : Paulo repete muitas das mesmas palavras em duas frases que significam quase a mesma coisa para enfatizar a diferença entre a maneira de Deus de fazer as coisas e como as pessoas pensam que Deus deve fazê-las. (Veja: figs_parallelism)
- Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios : "Deus escolheu usar aqueles que o mundo pensa que são tolos para envergonhar aqueles que o mundo pensa que são sábios".
- e escolheu o que é fraco no mundo para envergonhar o que é forte : "Deus escolheu usar aqueles que o mundo pensa que são fracos para envergonhar aqueles que o mundo pensa que são fortes".
- Quantos Deus chamou dos que eram sábios pelos padrões humanos ou poderosos ou de nascimento nobre? : Deus não chamou muitos que eram assim.
- Por que Deus escolheu as coisas loucas do mundo e o que é fraco no mundo? : Ele fez isso para envergonhar o sábio e o forte.
28 Deus escolheu o que é humilde e desprezado no mundo, e escolheu as coisas que são consideradas como nada, para reduzir a nada as coisas que são tidas como valiosas. 29 Ele fez isso para que ninguém tivesse motivo de se gloriar diante Dele.
- o que é humilde e desprezado : As pessoas a quem o mundo rejeita. T.A.: "pessoas que são humildes e rejeitadas".
- coisas que são consideradas como nada : Isso pode ser dito na voz ativa. T.A.: "o que as pessoas costumam considerar como sem valor". (Veja: figs_activepassive)
- nada, para reduzir a nada as coisas que são tidas como valiosas : "Nada. Ele fez isso para mostrar que as coisas que são consideradas valiosas são realmente inúteis".
- coisas que são tidas como valiosas. : Isso pode ser dito na voz ativa. T.A.: "coisas que as pessoas pensam que valem dinheiro" ou "coisas que as pessoas pensam que valem a pena respeitar". (Veja: figs_activepassive)
- Ele fez isso : "Deus fez isso".
- O que Deus fez para que ninguém tivesse razão para se vangloriar diante dele? : Deus escolheu o que é inferior e desprezado no mundo até as coisas que são consideradas como nada.
30 Mas vós estais em Cristo Jesus por causa do que Deus fez. Ele se tornou para nós sabedoria de Deus, justiça, santificação e redenção. 31 Por isso as escrituras dizem: "Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor".
- por causa do que Deus fez : Isso se refere ao trabalho de Cristo na cruz.
- vós... nós : Estas palavras se referem a Paulo, àqueles com ele, e aos Coríntios (Veja: figs_inclusive)
- Ele se tornou para nós sabedoria de Deus : Possíveis significados são: 1) "Jesus Cristo, que nos deixou claro quão sábio é Deus" (UDB) ou 2) "Jesus Cristo, que nos deu a sabedoria de Deus". (Veja: figs_metonymy)
- Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor : "Se uma pessoa se gloria, ele deve gloriar-se de quão grande é o Senhor".
- Por que são crentes em Cristo Jesus? : Eles estavam em Cristo Jesus por causa do que Deus fez.
- O que Jesus Cristo se tornou para nós? : Ele tornou-se para nós a sabedoria de Deus - nossa justiça, santidade e redenção.
- Se vamos nos orgulhar, em quem devemos nos orgulhar? : Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.