1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31
Texto Bíblico
Notas Explicativas
Questões
1 Provérbios de Salomão. Um filho sábio alegra o seu pai, mas um filho tolo traz aflição à sua mãe. 2 Tesouros acumulados por meio de perversidade não têm valor, mas fazer o que é correto te livra da morte. 3 Yahweh não deixa passar fome a alma do justo, mas frustra os desejos dos perversos.
- Informação Geral: : Muitos versículos no capítulo 10 são paralelismos contrastantes. (Veja: figs_parallelism)
- Provérbios de Salomão : Depois da introdução dos capítulos 1-9, o capítulo 10 começa a coleção de provérbios; frases curtas que ensinam sabedoria.
- acumulados : Adquiridos com tempo.
- Yahweh não deixa passar fome a alma do justo, mas frustra os desejos dos perversos. : Aqui "alma" refere-se à pessoa. Isso pode ser dito de forma afirmativa. Tradução Alternativa (T.A.): "Yahweh se certifica de que aqueles que fazem o que é certo tenham comida para comer". (Veja: figs_synecdoche e figs_litotes)
- Como o pai reage a uma criança sábia? : Uma criança sábia alegra seu pai.
- O que Yahweh faz com os desejos do perverso? : Yahweh fustra os desejos do perverso.
4 A mão preguiçosa faz a pessoa empobrecer, mas a mão do diligente ganha riquezas. 5 O filho sábio ajunta a colheita no verão, mas aquele que dorme durante a colheita é vergonhoso.
- A mão preguiçosa : A "mão" representa a força e habilidade da pessoa. T.A.: "A pessoa que não quer trabalhar". (Veja: figs_metonymy)
- mão do diligente : A "mão" representa a força e habilidade da pessoa. T.A.: "pessoa que trabalha arduamente". (Veja: figs_metonymy)
- Qual é o resultado de uma mão preguiçosa? : Uma mão preguiçosa empobrece uma pessoa.
6 Presentes de Deus estão sobre a cabeça do justo, mas a boca dos perversos encobre a violência. 7 A pessoa justa faz tornarem-se felizes os que se lembram dela, mas o nome dos perversos apodrecerá.
- estão sobre a cabeça do : A "cabeça" representa a pessoa toda. T.A.: "são dados para o". (Veja: figs_idiom e figs_metonymy)
- boca dos perversos : A "boca" representa o que a pessoa diz. T.A.: "palavras que os perversos falam". (Veja: figs_metonymy)
- encobre : Esconde a verdade.
- nome : O "nome" representa a reputação da pessoa. T.A.: "memória". (Veja: figs_metonymy)
- O que aqueles que fazem o bem recebem de Deus? : Aqueles que fazem o bem recebem presentes de Deus.
8 Aqueles que são sensíveis aceitam ordens, mas o tolo que fala muito irá à ruína. 9 Aquele que caminha em integridade caminha em segurança, mas aquele que faz seus caminhos tortos, este será descoberto.
- irá à ruína : "será destruído" ou "será feito inútil".
- tortos : Não retos; deformados; desonestos; enganosos.
- O que acontececerá com o tolo que muito fala? : O tolo que muito fala cairá em ruína.
10 Aquele que pisca o olho causa aflição, e o tolo que muito fala será derrubado. 11 A boca do justo é uma fonte de água de vida, mas a boca do perverso encobre a violência.
- Aquele que pisca o olho : O "pisca o olho" representa um sinal secreto por ser cruel com outra pessoa. T.A.: "Aquele que faz um sinal com um gesto". (Veja: figs_metonymy)
- será derrubado : A pessoa que está arruinada é dita como se fosse derrubada. T.A.: "outros irão arruiná-la". (Veja: figs_metaphor e figs_activepassive)
- A boca do justo : "As palavras da pessoa justa". (Veja: figs_metonymy)
- é uma fonte de água de vida : O discurso dessa pessoa é dito como se preservasse animais e pessoas vivas, como uma fonte de água faria numa terra seca. (Veja: figs_metaphor)
- a boca do perverso : A "boca" representa o que a pessoa diz. T.A.: "as palavras da pessoa perversa". (Veja: figs_metonymy)
- a boca do perverso encobre a violência : Isto é, a pessoa perversa parece dizer coisas inofensivas, mas planeja fazer coisas violentas contra outras pessoas. (Veja: figs_metaphor)
12 O ódio provoca conflitos, mas o amor cobre todas as ofensas. 13 A sabedoria é achada nos lábios da pessoa que tem discernimento, mas a vara é para as costas daquele que não tem juízo.
- o amor cobre : O amor age como uma pessoa que acalma problemas entre pessoas ao invés de mexer com eles. (Veja: figs_personification)
- nos lábios da pessoa que tem discernimento : Os "lábios" representam o que a pessoa diz. T.A.: "naquilo que a pessoa sensata diz". (Veja: figs_metonymy)
- a vara é para as costas : A "vara" representa uma punição física forte e "as costas" representa a pessoa que recebe a punição. T.A.: "a pessoa que não tem juízo precisa de uma punição forte". (Veja: figs_metonymy)
- O que o amor cobre? : O amor cobre todas as ofensas.
- O que é achado nos lábios da pessoa que tem discernimento? : Sabedoria é encontrada nos lábios da pessoa que tem discernimento.
14 Os sábios acumulam conhecimento, mas a boca do tolo faz aproximar a destruição. 15 A riqueza do rico é sua cidade fortificada; a pobreza dos pobres é a sua miséria.
- a boca do tolo : A "boca" representa o que a pessoa diz. T.A.: "as palavras de uma pessoa tola". (Veja: figs_metonymy)
- sua cidade fortificada : A "cidade fortificada" representa a riqueza como um lugar seguro. T.A.: "sua segurança". (Veja: figs_metaphor)
16 O salário do justo conduz à vida; o lucro dos perversos conduz ao pecado. 17 Está no caminho para a vida os que seguem a disciplina, mas aquele que rejeita a repreensão se desvia.
- O salário... o lucro : Esses termos normalmente se referem ao dinheiro que um trabalhador ganha pelo seu trabalho. Aqui eles representam os resultados ou de fazer o que é certo ou de fazer o que é errado. (Veja: figs_metaphor)
- Está no caminho para a vida os que seguem a disciplina : "A pessoa que obedece instruções sábias terá um vida longa e feliz".
- mas aquele que rejeita a repreensão se desvia : "mas aquele que não obedece instruções sábias não terá uma boa vida". (Veja: figs_activepassive)
- O que acontece àquele que rejeita a repreensão? : Aquele que rejeita a repreensão é desviado.
18 Quem esconde o ódio tem lábios mentirosos e o que espalha calúnias é tolo. 19 Quando há muitas palavras, transgressão não falta, mas aquele que é cuidadoso com o que diz é sábio.
- tem lábios mentirosos : Os "lábios" representam o que a pessoa diz. T.A.: "conta mentiras". (Veja: figs_metonymy)
- transgressão não falta : "há muito pecado". (Veja: figs_litotes)
- O que não falta quando há muitas palavras? : Transgressão (pecado) não falta quando há muitas palavras.
20 A língua do justo é prata pura; há pouco valor no coração do perverso. 21 Os lábios do justo alimentam a muitos, mas os tolos morrem por causa da sua falta de bom senso.
- A língua do justo : A "língua" representa o que a pessoa diz. T.A.: "Qualquer coisa que a pessoa justa diz". (Veja: figs_metonymy)
- é prata pura : A "prata" representa palavras valiosas. T.A.: "é extremamente valiosa". (Veja: figs_metaphor)
- Os lábios do justo : Os "lábios" representam o que a pessoa diz. T.A.: "os ditos do homem justo". (Veja: figs_metonymy)
- alimentam : Faz com que eles se desenvolverem ou se fortalecerem.
22 Os bons presentes de Yahweh trazem riqueza, sem dor. 23 A perversidade é um jogo que o tolo pratica, mas a sabedoria é prazer ao homem de entendimento.
- A perversidade é um jogo que o tolo pratica : Um jogo é uma atividade que as pessoas praticam por prazer. T.A.: "Tolos têm prazer na perversidade". (Veja: figs_metaphor)
- O que as benções de Yahweh trazem? : As benções de Yahweh trazem riqueza.
24 O medo do perverso virá sobre ele, mas o desejo dos justos será concedido. 25 Como a tempestade que passa, assim deixam de existir os perversos; mas o justo é como um fundamento que dura para sempre.
- virá sobre : "dominará ele".
- Como a tempestade que passa, assim deixam de existir os perversos : Assim como a tempestade passa e arrasta tudo para longe, assim os perversos vão desaparecer. (Veja: figs_simile)
- é como um fundamento que dura para sempre : Um "fundamento" representa a base ou o começo de algo que as pessoas constroem. T.A.: "é o começo de algo que vai durar para sempre". (Veja: figs_metaphor)
- Como são os perversos? : Os perversos são como as tempestades que passam e se vão.
26 Como vinagre para os dentes e fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o enviam. 27 O temor a Yahweh prolonga a vida, mas os anos dos perversos serão curtos.
- Como vinagre para os dentes e fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o enviam : O "vinagre" e a "fumaça" representam coisas que machucam os dentes e olhos de uma pessoa. T.A.: "Enviar uma pessoa preguiçosa para completar uma tarefa é irritante e desagradável". (Veja: figs_simile)
- vinagre : Um líquido azedo usado para dar sabor ou preservar comidas.
- os anos dos perversos : Os "anos" representam o tempo que a pessoa vive. T.A.: "o tempo de vida dos perversos". (Veja: figs_metaphor)
- O que se parece com fumaça para os olhos? : O preguiçoso é como fumaça para os olhos daqueles que o enviam.
- Como serão os anos dos perversos? : Os anos dos perversos serão curtos.
28 A esperança dos justos é sua alegria, mas a expectativa dos perversos perecerá. 29 O caminho de Yahweh protege os que possuem integridade, mas a destruição é para os perversos. 30 O justo nunca será derrotado, mas os perversos não permanecerão na terra.
- a expectativa dos perversos : Aqui "expectativa" representam o tempo que a pessoa vive. T.A.: "o tempo de vida dos perversos". (Veja: figs_metaphor)
- nunca será derrotado : Isso pode ser dito na voz ativa e de forma afimativa: T.A.: "estará seguro". (Veja: figs_litotes e figs_activepassive)
- Quem o caminho de Yahweh protege? : O caminho de Yahweh protege aqueles que possuem integridade.
31 Da boca do justo sai o fruto de sabedoria, mas a língua perversa será cortada fora. 32 Os lábios do justo sabem o que é aceitável, mas da boca dos perversos só vêm más palavras.
- Da boca do justo : A "boca" representa o que a pessoa diz. T.A.: "Das palavras do justo". (Veja: figs_metonymy)
- a língua perversa será cortada fora : A "língua" representa o que a pessoa diz. T.A.: "Deus irá calar a boca das pessoas que falam falsamente". (Veja: figs_metonymy e figs_activepassive)
- Os lábios do justo sabem o que é aceitável : Os "lábios" representam o que a pessoa diz. T.A.: "Justos sabem falar de forma aceitável". (Veja: figs_metonymy)
- boca dos perversos : A "boca" representa o que a pessoa diz. T.A.: "as palavras dos perversos". (Veja: figs_metonymy)
- O que sai da boca daqueles que fazem o bem? : Da boca daqueles que fazem o bem sai o fruto da sabedoria.