Texto Bíblico
Notas Explicativas
Questões
1 Quando eu vim a vós, irmãos, não vim com eloquência de discurso ou sabedoria, como se tivesse proclamado os mistérios ocultos sobre Deus. [(Muitas outras versões trazem:) "como eu proclamei o testemunho sobre Deus."] 2 Pois decidi não saber nada quando eu estava entre vós, exceto Jesus Cristo, e Ele crucificado.
- Conexão com o Texto: : Paulo contrasta a sabedoria humana e a sabedoria de Deus. Ele enfatiza que a sabedoria espiritual vem de Deus.
- irmãos : Aqui isso significa companheiros cristãos, incluindo ambos homens e mulheres.
- decidi não saber nada ... exceto Jesus Cristo : Paulo falou sobre a crucificação de Cristo em vez de idéias humanas. T.A.: "Eu decidi conversar tanto quanto eu poderia ... sobre Jesus Cristo". Veja : figs_hyperbole e figs_litotes)
- De que maneira Paulo veio aos Coríntios quando proclamou as verdades ocultas de Deus? : Paulo não veio com discurso elegante ou sabedoria quando proclamou as verdades ocultas de Deus.
- O que Paulo decidiu saber quando estava entre os Coríntios? : Paulo decidiu não saber nada exceto Jesus Cristo, e Ele crucificado.
3 E eu estava convosco em fraqueza, em medo e em muito tremor. 4 E minha palavra e a minha proclamação não foram com palavras persuasivas de sabedoria. Em vez disso, foram com demonstração do Espírito e de poder, 5 de forma que a vossa fé não esteja na sabedoria humana, mas no poder de Deus.
- eu estava convosco : " Eu estava visitando com você".
- em fraqueza : Possíveis significados são: 1) "fisicamente fraco" (UDB) ou 2) "sentir como se eu não pudesse fazer o que eu precisava fazer."
- palavras persuasivas de sabedoria : Palavras que parecem sábias e com as quais o orador espera provocar as pessoas fazerem ou acreditarem em algo.
- Por que a palavra de Paulo e sua proclamação foram feitas com a demonstração do Espírito e do poder, e não com palavras persuasivas de sabedoria? : Isso era para que sua fé não fosse na sabedoria humana, mas no poder de Deus.
6 Agora, nós falamos com sabedoria entre os maduros, mas não a sabedoria deste mundo, ou a dos governantes desta era, que estão decaindo. 7 Mas falamos com a sabedoria de Deus em verdades ocultas, a sabedoria oculta, a qual Deus predestinou antes das eras para nossa glória.
- Informação Geral: : Paulo interrompe seu principal argumento para explicar o que ele entende por "sabedoria" e a quem ele deseja falar.
- Agora, nós falamos : A palavra "Agora" é usada aqui para marcar uma ruptura no ensino principal. Paulo começa a explicar que a verdadeira sabedoria é a sabedoria de Deus.
- falamos com sabedoria : "Fala palavras de sabedoria". (Veja: figs_metonymy)
- os maduros : " crentes maduros".
- antes das eras : "Antes de Deus criado alguma coisa".
- para nossa glória : "para garantir a nossa glória futura".
- Que sabedoria Paulo e aqueles que com ele falavam? : Eles falavam a sabedoria de Deus em verdade oculta - a sabedoria escondida que Deus predestinou antes dos séculos para nossa glória.
8 Nenhum dos governantes desta era conheceu essa sabedoria, pois se a tivessem conhecido naquele tempo, eles não teriam crucificado o Senhor da glória. 9 Mas como está escrito: "As coisas que nenhum olho viu, nenhum ouvido ouviu, nenhuma mente imaginou, são as coisas que Deus preparou para aqueles que o amam".
- o Senhor da glória : "Jesus, o glorioso Senhor".
- coisas que nenhum olho...imaginou, são as coisas...quem o amam : Esta é uma frase incompleta. Algumas traduções fazem dele uma frase completa: "Coisas que nenhum olho ... imaginou, essas são as coisas ... quem o amam". Outros deixam-no incompleto, mas mostram que ele está incompleto usando a pontuação não-final aqui e começando o próximo versículo como uma continuação deste versículo: "Coisas que nenhum olho ... imaginou, as coisas ... que o amam"_".
- coisas que nenhum olho viu, nenhum ouvido ouviu, nenhuma mente imaginou : Este é um tripleto que se refere a todas as partes de uma pessoa para enfatizar que nenhum homem já foi consciente das coisas que Deus preparou. (Veja: figs_metonymy)
- as coisas que Deus preparou para aqueles que o amam : O Senhor criou no céu maravilhosas surpresas para aqueles que o ama.
- Se os governantes do tempo de Paulo soubessem a sabedoria de Deus, o que não teriam feito? : Se aqueles governantes tivessem conhecido a sabedoria de Deus, não teriam crucificado o Senhor da glória.
10 Estas são as coisas que Deus revelou para nós através do Espírito. Pois o Espírito examina tudo, até as coisas profundas de Deus. 11 Pois quem conhece os pensamentos de uma pessoa a não ser o espírito da pessoa que nele está? Assim também, ninguém conhece as coisas profundas de Deus a não ser o Espírito de Deus.
- Estas são as coisas : Paulo fala das verdades sobre Jesus e a cruz. Se 2: 8 é tratado como uma sentença incompleta, "essas são as coisas".
- Pois quem conhece os pensamentos de uma pessoa a não ser o espírito da pessoa que nele está? : Paulo usa esta pergunta para enfatizar que ninguém sabe o que a pessoa está pensando, exceto a pessoa. T.A.: "Ninguém sabe o que uma pessoa está pensando, exceto o espírito dessa pessoa". (Veja: figs_rquestion)
- espirito da pessoa : Isso se refere ao interior de uma pessoa, sua própria natureza espiritual.
- ninguém conhece as coisas profundas de Deus a não ser o Espírito de Deus : "somente o Espírito de Deus sabe as coisas profundas de Deus". (Veja: figs_doublenegatives)
- Como Paulo e aqueles que estão com ele conheciam a sabedoria de Deus? : Deus lhes revelou essas coisas através do Espírito.
- Quem conhece as coisas profundas de Deus? : Somente o Espírito de Deus conhece as coisas profundas de Deus.
12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, e sim o Espírito que é de Deus, para que possamos conhecer as coisas livremente dadas a nós por Deus. 13 Nós falamos sobre essas coisas em palavras que a sabedoria do homem não pode ensinar, mas que o Espírito nos ensina. O Espírito interpreta palavras espirituais com sabedoria espiritual.
- Informação Geral: : Aqui a palavra "nós" inclui tanto Paulo como seu público. ( Veja: figs_inclusive)
- livremente dadas a nós por Deus : " Que Deus livremente nos deu" ou " Deus nos deu gratuitamente". (Veja: figs_activepassive)
- O Espírito interpreta palavras espirituais com sabedoria espiritual : O Espírito Santo comunica a verdade de Deus aos crentes nas próprias palavras do Espírito e lhes dá sua própria sabedoria.
- interpreta : " explica".
- Qual é a razão pela qual Paulo e aqueles que estão com ele receberam o Espírito de Deus? : Eles receberam o Espírito que vem de Deus para que possam conhecer as coisas que Deus nos deu gratuitamente.
14 Quem não é espiritual não recebe as coisas que pertencem ao Espírito de Deus, pois são loucura para ele. E não pode conhecê-las porque são discernidas espiritualmente. 15 Quem é espiritual julga todas as coisas, mas ele não está sujeito ao julgamento de outros. 16 "Pois quem pode conhecer a mente do Senhor, que possa instruí-Lo?" Mas nós temos a mente de Cristo.
- Informação Geral: : Aqui a palavra "nós" inclui tanto Paulo como seu público. (Veja: figs_inclusive)
- Quem não é espiritual : A pessoa não-cristã, que não recebeu o Espírito Santo.
- porque são discernidas espiritualmente : "Porque compreender estas coisas requer o auxílio do Espírito".
- Quem é espiritual : "O crente que recebeu o Espírito".
- Pois quem pode conhecer a mente do Senhor, que possa instruí-Lo? : Paulo usa esta pergunta para enfatizar que ninguém conhece a mente do Senhor. T.A.: "Ninguém pode conhecer a mente do Senhor, para que ninguém possa lhe ensinar nada que ele já não saiba".
- Por que a pessoa não espiritual não pode receber ou conhecer as coisas que pertencem ao Espírito de Deus? : A pessoa não espiritual não pode receber porque é loucura para ela. E ele não conhece porque elas são espiritualmente discernidas .
- De quem é a mente que Paulo diz os crentes em Jesus têm? : Paulo disse que eles têm a mente de Cristo.