Texto Bíblico
Notas Explicativas
Questões
1 Portanto, foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Entretanto, permanecei firmes, e não vos coloqueis novamente debaixo do jugo da escravidão. 2 Vede, eu, Paulo vos digo que se vos deixardes circuncidar, Cristo nada vos beneficiará.
- Conexão com o Texto: : Paulo aplica a alegoria lembrando os crentes de usar a sua liberdade em Cristo porque toda a lei é satisfeita amando o próximo como a nós mesmos.
- para a liberdade : A tradução precisa enfatizar "liberdade" em contraste com a escravidão mencionada nos versos anteriores.
- para a liberdade que Cristo nos libertou : "é para que possamos ser livres, que Cristo nos libertou".
- permanecei firmes : Permanecer firme, aqui, representa ser determinado a não mudar. Como eles não devem mudar pode ser dito claramente. Tradução Alternativa (T.A.): "não cedam aos argumentos das pessoas que ensinam algo a mais" ou "sejam determinados a permanecer livres". (Veja: figs_metaphor e figs_explicit)
- se vos deixardes circuncidar : Paulo está usando a circuncisão como uma metonímia para o judaísmo. T.A.: "se vocês se voltarem para a religião judaica". (Veja: figs_metonymy)
- Por qual razão Cristo nos libertou? : Cristo nos libertou para sermos livres.
- O que Paulo queria avisar aos Gálatas que iria acontecer depois de que se circunsidassem? : Paulo disse que quando os Gálatas se circunsidassem, Cristo não se beneficiará disso de forma alguma.
3 Outra vez eu testifico a cada homem que se deixa circuncidar, que ele se torna obrigado a obedecer toda a Lei. 4 Vós estais separados de Cristo, vós que desejais ser justificados pela Lei; vós não mais experimentais graça.
- testifico : "declaro" ou "sirvo de testemunha".
- a cada homem que se deixa circuncidar : Paulo está usando a circuncisão como uma metonímia para o ser judeu. T.A.: "para cada pessoa que se tornou um judeu". (Veja: figs_metonymy)
- obrigado : "preso" ou "limitado" ou "escravizado".
- Vós estais separados de Cristo : "Vocês acabaram com o seu relacionamento com Cristo".
- vós que desejais ser justificados pela Lei : Paulo está falando ironicamente aqui. Ele, na verdade, ensina que nenhum judeu pode ser justificado por tentar fazer as obras que a lei exige. T.A.: "todos vocês que pensam que podem ser justificados por fazerem as obras exigidas pela lei" ou "vocês que querem ser justificados pela lei". (Veja: figs_irony)
- vós não mais experimentais graça : De quem vem essa graça pode ser dito claramente. T.A.: "Deus não será gracioso com vocês". (Veja: figs_explicit)
- O que Paulo queria avisar aos Gálatas que iria acontecer se eles procurassem ser justificados através da lei? : Paulo avisou que todos os Gálatas que procurassem ser justificados através da lei, seriam separados de Cristo e seriam retirados da graça.
5 Pois, através do Espírito, pela fé, nós esperamos ansiosamente pela esperança da justiça. 6 Em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão significam coisa alguma, mas somente a fé trabalhando através do amor. 7 Vós estáveis correndo bem. Quem vos impediu de obedecer a verdade? 8 Essa persuasão não vem Daquele que vos chama.
- Informação Geral: : Aqui, a palavra "nós" refere-se a Paulo e àqueles que se opõem à circuncisão dos cristãos. Ele provavelmente está incluindo os gálatas. (Veja: figs_inclusive)
- Pois : "Isso é por que".
- pela fé, nós esperamos ansiosamente pela esperança da justiça : Possíveis significados são: 1) "aguardamos, pela fé, a nossa esperança da justiça"; ou 2) "estamos esperando pela esperaça de justiça que vem pela fé".
- nós esperamos ansiosamente pela esperança da justiça : "Estamos esperando pacientemente e com entusiasmo para que Deus nos faça justos consigo mesmo para sempre, e esperamos que Ele faça isso".
- nem circuncisão nem incircuncisão : Essas são metonímias para ser um judeu ou um não-judeu. T.A.: "nem sendo um judeu nem não sendo um judeu". (Veja: figs_metonymy)
- mas somente a fé trabalhando através do amor : "Melhor ainda, Deus está preocupado com a nossa fé Nele, que mostramos amando os outros".
- significam coisa alguma : valem a pena.
- Vós estáveis correndo : "Vocês estavam praticando o que Jesus ensinou".
- Essa persuasão não vem Daquele que vos chama : "Aquele que persuade vocês a fazerem isso não é Deus, aquele que chamou vocês".
- Daquele que vos chama : Para o que Ele os chama pode ser dito claramente. T.A.: "Aquele que os chama para ser o seu povo". (Veja: figs_explicit)
- persuasão : Persuadir alguém é fazer com que aquela pessoa mude o que ela acredita e aja de maneira diferente.
- Em oposição a circuncisão e incircuncisão, qual seria a única coisa que tem algum significado para Cristo Jesus? : Em Cristo Jesus, só a fé que trabalha através do amor significa algo.
9 Um pouco de fermento faz toda a massa crescer. 10 Eu confio no Senhor que vós não tereis outra visão. Aquele que vos está perturbando será punido, quem quer que seja.
- vós não tereis outra visão : "você não acreditará em nada diferente do que eu estou lhe falando".
- Aquele que vos está perturbando será punido : "Deus castigará aquele que os está perturbando".
- vos está perturbando : "está fazendo com que vocês estejam incertos sobre o que é a verdade" ou "provoca problemas entre vocês".
- quem quer que seja : Possíveis significados são: 1) Paulo não sabe os nomes das pessoas que estão falando para os Gálatas que eles precisam obedecer a lei de Moisés; ou 2) Paulo não quer que os Gálatas se preocupem se aqueles que os "confundem" são ricos ou pobres, grandes ou pequenos, religiosos ou não religiosos.
- O que fez Paulo estar seguro em relação ao que fez os Gálatas ficarem confuso quanto ao evangelho? : Paulo estava seguro porque o que fez os Gálatas ficaram confuso em relação ao evangelho iriam suportar o julgamento de Deus.
11 Irmãos, se eu ainda proclamo a circuncisão, por que ainda sou perseguido? Neste caso o escândalo da cruz foi removido. 12 E para todos que estão vos perturbando, eu que gostaria que eles se castrassem!
- Irmãos, se eu ainda proclamo a circuncisão, por que ainda sou perseguido? : Paulo está descrevendo uma situação que não existe para enfatizar que as pessoas o estão perseguindo porque ele não está pregando que elas precisam se tornar judeus. Isso pode ser dito na voz ativa. T.A.: "Irmãos, vocês podem ver que eu ainda não estou proclamando a circuncisão porque os judeus estão me perseguindo". (Veja: figs_rquestion e figs_hypo)
- Irmãos : Traduza isso como em 1:1.
- Neste caso o escândalo da cruz foi removido : Paulo está descrevendo uma situação que não existe para enfatizar que era perseguido porque estava pregando que Deus perdoa as pessoas por causa da obra de Jesus na cruz. (Veja: figs_hypo)
- Neste caso : "Se eu ainda estivesse dizendo que o povo precisa se tornar judeu".
- o escândalo da cruz foi removido : Isso pode ser dito na voz ativa. T.A.: "o ensino sobre a cruz não tem pedra de tropeço" ou "não há nada no ensino da cruz que faria com que alguém tropeçasse". (Veja: figs_activepassive)
- o escândalo da cruz foi removido : Tropeçar representa pecar, e uma pedra de tropeço representa algo que leva alguém a pecar. Nesse caso, o pecado é rejeitar a verdade do ensino que, a fim de estar em paz com Deus, as pessoas precisam apenas acreditar que Jesus morreu na cruz por nós. T.A.: "o ensino sobre a cruz que leva as pessoas a rejeitar a verdade foi removido" ou "não há nada no ensino sobre Jesus morrer na cruz que levaria as pessoas a rejeitar o ensino". (Veja: figs_metaphor e figs_explicit)
- se castrassem : Possíveis significados são: 1) literal, cortar os seus órgãos masculinos deles para se tornarem eunucos; ou 2) metafórico, serem completamente retirados da comunidade cristã. (Veja: figs_metaphor)
- Paulo disse que a proclamação da circuncisão faria o que? : Paulo disse que proclamando a circuncisão o escândalo da cruz poderia ser destruída.
Palavras-Chave:
cruz; Pregar; Perseguir, perseguição; pedra de tropeço; Irmão; Circuncidar, circuncisão;13 Porque vós, irmãos, fostes chamados para a liberdade; contudo não useis vossa liberdade como uma oportunidade para a natureza pecaminosa, em vez disso , servi-vos uns aos outros por amor. 14 Pois toda a Lei é cumprida em um mandamento: "Amareis ao teu próximo como a ti mesmo". 15 Entretanto se vós mordeis e devorais uns aos outros, cuidai para que não sejais consumidos uns pelos outros.
- Porque : Paulo está dando razão às suas palavras em 5:11.
- fostes chamados para a liberdade : Isso pode ser dito em uma voz ativa. T.A.: "Deus os tem chamado para a liberdade". (Veja: figs_activepassive)
- fostes chamados para a liberdade : Possíveis significados são: 1) "Deus escolheu vocês para serem o seu povo para que vocês sejam livres"; ou 2) "Deus mandou que sejam livres".
- irmãos : Traduza isso como em 1:1.
- uma oportunidade para a natureza pecaminosa : A relação entre a oportunidade e a natureza pecaminosa pode ser dita de maneira clara. T.A.: "uma oportunidade para se comportar de acordo com a sua natureza pecaminosa". (Veja: figs_explicit)
- toda a Lei é cumprida em um mandamento : Possívei significados são: 1) "você pode declarar toda a lei em um só mandamento, que é esse"; ou 2) "obedecendo a um mandamento, você obedece a todos os outros, e esse mandamento é esse".
- Amarás teu próximo como a ti mesmo : As palavras "tu" (implícito no português), "teu", e "ti mesmo" estão todas no singular. (Veja: figs_you)
- Como os crentes não usam sua lliberdade em Cristo? : Crentes não usam as suas liberdades em Cristo como uma oportunidade para a carne.
- Como os crentes usam sua lliberdade em Cristo? : Crentes usam suas liberdade em Cristo para servir uns aos outros em amor.
- Toda a lei deve cumprir qual único mandamento? : "Você deve amar seu próximo como a si mesmo"
16 Contudo eu vos digo, andai pelo Espírito e não satisfareis os desejos da natureza pecaminosa. 17 Pois os desejos da natureza pecaminosa são contra o Espírito, e os desejos do Espírito são contra a natureza pecaminosa, porque estes estão em conflito um com o outro. O fim é para que vós não façais as coisas que desejais. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da Lei.
- Conexão com o Texto: : Paulo explica como o Espírito dá controle sobre o pecado.
- andai pelo Espírito : Andar é uma metáfora para viver. T.A.: "conduza sua vida no poder do Espírito Santo" ou "viva sua viva na dependência do Espírito". (Veja: figs_metaphor)
- não satisfareis os desejos da natureza pecaminosa : A frase "satisfareis os desejos de alguém" é uma expressão idiomática que significa "fazer o que alguém quer". T.A.: "vocês não farão o que a sua natureza pecaminosa deseja". (Veja: figs_idiom)
- os desejos da natureza pecaminosa : A natureza pecaminosa é colocada como se fosse uma pessoa e quisesse pecar. T.A.: "o que vocês querem fazer por causa da sua natureza pecaminosa" ou "as coisas que vocês querem fazer por serem pecaminosos". (Veja: figs_personification)
- não estais debaixo da Lei : "não são obrigados a obedecer a lei de Moisés".
- Como os crentes não devem cumprir os desejos da carne? : Crentes devem viver em Espírito e não cumprindo os desejos da carne.
- Quais são as duas coisas que se opõe entre os crentes? : O Espírito e a carne são opostos entre si e entre os crentes.
19 Agora, as obras da natureza pecaminosa são evidentes: imoralidade sexual, impureza, lascívia, 20 idolatria, feitiçaria, hostilidade, briga, ciúme, ira, rivalidade, dissensões, divisão, 21 inveja, embriaguez, orgia, e como essas coisas. Eu vos advirto, como o fiz anteriormente, que todos aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
- as obras da natureza pecaminosa : O substantivo abstrato "obras" pode ser traduzido com o verbo "fazer". T.A.: "o que a natureza pecaminosa faz".
- as obras da natureza pecaminosa : A natureza pecaminosa é colocada como se fosse uma pessoa que faz algo. T.A.: "o que as pessoas fazem por sua natureza pecaminosa" ou "as coisas que as pessoas fazem porque são pecaminosas". (Veja: figs_personification)
- herdarão : Receber o que Deus tem prometido aos fiéis é dito como se estivesse herdando propriedades e riquezas de um membro da família. (Veja: figs_metaphor)
- Quais são os três exemplos que trabalham pela carne? : Três exemplos que trabalham pela carne são qualquer três da seguinte lista: imoralidade sexual, impureza, luxúria, idolatria, feitiçaria, inimizade, contendas, ciúmes, iras, facções, dissensões, tomar partido, inveja, bebedices, e distúrbio alcóolico.
- O que receberão esses que praticam os trabalhos da carne? : Esses que praticam a obra da carne não entrarão no reino de Deus.
Palavras-Chave:
bêbado, beberrão; carne; Herdar, herança, patrimonio, herdeiro; obras, ações, trabalho, atos; feitiçaria, feiticeiro, bruxaria; imoralidade sexual; Falso deus, deus estrangeiro, deus, deusa; Deus; revelar, revelação; Reino; semelhante, semelhança; irritado, raiva; inveja, cobiça; Reino de Deus, Reino dos céus; conflito; Ciumento, ciúmes;22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fé, 23 gentileza, domínio próprio; contra essas coisas não há Lei. 24 Aqueles que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza pecaminosa com suas paixões e desejos.
- o fruto do Espírito é amor... domínio próprio : Paulo usa fruto como uma metáfora para o que as pessoas vêem nas outras. T.A.: "pessoas a quem o Espírito controla mostrarão amor... domínio próprio, assim como uma árvore produz frutos". (Veja: figs_metaphor)
- fruto do Espírito : "o que o Espírito produz".
- crucificaram a natureza pecaminosa com suas paixões e desejos : Paulo fala dos cristãos que se recusam a viver de acordo com a sua natureza pecaminosa como se fosse uma pessoa que eles mataram na cruz. T.A.: "se recusam a viver de acordo com a natureza pecaminosa e suas paixões e desejos, como se a tivessem matado na cruz". (Veja: figs_personification e figs_metaphor)
- a natureza pecaminosa com suas paixões e desejos : A natureza pecaminosa é colocada como se fosse uma pessoa que tinha paixões e desejos. T.A.: "a sua natureza pecaminosa e as coisas que eles querem muito fazer por causa dela". (Veja: figs_personification)
- O que é o fruto do Espírito? : O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longaminidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, e domínio próprio.
- Esses que pertencem à Cristo Jesus devem fazer o que com a carne e as paixões? : Esses que pertencem à Cristo Jesus crucificaram a carne e as paixões.
Palavras-Chave:
Alegria, alegre; sofrer, sofrimento; luxúria ou lascívia; lei, princípio; carne; crucificar; Paciente, paciência; Jesus, Jesus Cristo, Cristo Jesus; Paz, pacífico; Fiel, fidelidade; Espírito Santo, Espírito de Deus, Espírito do Pai; Tipo, Tipos; autocontrole; fruto, frutífero; Bom, bondade; Cristo, Messias; amor;25 Se nós vivemos pelo Espírito, vamos também andar pelo Espírito. 26 Não nos tornemos orgulhosos, provocando uns aos outros, ou invejando uns aos outros.
- Se nós vivemos pelo Espírito : "Já que o Espírito de Deus fez com que estivéssemos vivos".
- andar pelo Espírito : "Andar" é uma metáfora para viver todos os dias. T.A.: "permitir que o Espírito Santo nos guie para que façamos coisas que agradem e honrem a Deus". (Veja: figs_metaphor)
- Não nos : "Nós não devemos".