Texto Bíblico
Notas Explicativas
Questões
1 A respeito do tempo e das estações, irmãos, não precisais que algo vos seja escrito. 2 Sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como um ladrão de noite. 3 Quando disserem: "Paz e segurança", a destruição repentina lhes sobrevirá. Será como dores de parto à mulher grávida, e eles não terão como escapar.
- Conexão com o texto: : Paulo continua falando sobre o dia em que Jesus voltará.
- Informação geral: : Neste capítulo, as palavras "nós" e "nos" referem-se a Paulo, Silvano e Timóteo, a menos que seja indicado o contrário. Também, a palavra "vós" é plural e refere-se aos crentes na igreja de Tessalônica. (Ver: figs_exclusive e figs_you)
- os tempos e as estações : Isso se refere aos eventos que precederam o retorno do Senhor Jesus.
- irmãos : aqui "irmãos" significam companheiros cristãos.
- perfeitamente bem : "muito bem" ou "com precisão" (UDB)
- como um ladrão na noite : Assim como não se sabe a noite em que um ladrão pode vir, não sabemos quando virá o dia do Senhor. TA: "inesperadamente" (Ver: figs_simile)
- Quando eles dizem : "Quando as pessoas dizem"
- então, a destruição súbita : "Então, a destruição inesperada"
- como dores de parto em uma mulher grávida : Assim como as dores de parto de uma mulher grávida vêm de repente e não param até que o nascimento esteja completo, a destruição virá, e as pessoas não escaparão. (Ver: figs_simile)
- Como Paulo diz que o dia do Senhor virá? : Paulo diz que o dia do Senhor virá como um ladrão na noite.
- O que algumas pessoas estarão dizendo quando a destruição súbita cair sobre elas? : Algumas pessoas dirão: "Paz e segurança".
4 Mas vós, irmãos, não estais na escuridão de modo que aquele dia vos alcance como um ladrão. 5 Vós sois todos filhos da luz e filhos do dia. Nós não somos filhos da noite ou da escuridão. 6 Logo, não durmamos como os outros fazem, mas continuemos a vigiar, e estejamos sóbrios. 7 Porque os que dormem, dormem de noite, e aqueles que se embriagam, embriagam-se de noite.
- vós, irmãos : Aqui "irmãos" significa companheiros cristãos.
- não estão na escuridão : Paulo fala do mal e da ignorância sobre Deus como se fossem trevas. TA: "vós não estais desconhecidos, como as pessoas que vivem na escuridão" (Ver: figs_metaphor)
- para que o dia alcançasse-vos como um ladrão : O dia em que o Senhor vier não deve ser uma surpresa para os crentes. (Ver: figs_simile)
- Porque vós sois todos filhos da luz e filhos do dia : Paulo fala da verdade como se fosse luz e dia. TA: "Pois vós conheceis a verdade, como as pessoas que vivem na luz, como as pessoas durante o dia" (Ver: figs_metaphor)
- Nós não somos filhos da noite ou da escuridão : Paulo fala do mal e da ignorância sobre Deus como se fossem trevas. TA: Nós não estamos desconhecidos, como pessoas que vivem na escuridão, como pessoas à noite" (Ver: figs_metaphor)
- Não durmamos como os outros fazem : Paulo fala de inconsciência espiritual como se fosse sono. TA: "não sejamos como outros que não estão cientes da volta de Jesus" (Ver: figs_metaphor)
- nos : A palavra "nos" refere-se a todos os crentes. (Ver: figs_inclusive)
- Vigie e esteja sóbrio : Paulo descreve a consciência espiritual como o oposto do sono e da embriaguez. (Ver: figs_metaphor)
- Porque os que dormem, o fazem à noite : Assim como quando as pessoas dormem e não sabem o que está acontecendo, as pessoas deste mundo não sabem que Cristo voltará. (Ver: figs_metaphor)
- Aqueles que ficam bêbados fazê-lo à noite : Paulo está afirmando que é à noite quando as pessoas ficam bêbadas, então quando as pessoas não estão conscientes do retorno de Cristo elas não vivem uma vida autocontrolada. (Ver: figs_metaphor)
- Por que Paulo diz que o dia do Senhor não deve alcançar os crentes como um ladrão? : Porque os crentes não estão nas trevas, mas são filhos da luz, o dia do Senhor não deve alcançá-los como um ladrão.
- O que Paulo diz aos crentes a respeito do próximo dia do Senhor? : Paulo diz aos crentes para vigiar e ser sóbrio.
8 Mas, como somos filhos do dia, fiquemos sóbrios. Coloquemos a couraça da fé e do amor, e a esperança da salvação futura como nosso capacete. 9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para obtermos a salvação, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 10 Ele que morreu por nós, para que, independentemente de estarmos acordados ou dormindo, possamos viver juntos com Ele. 11 Portanto, confortemos e edifiquemos uns aos outros como vós já fazeis.
- Informação Geral: : Nos versículos 8-10 a palavra "nós" refere-se a todos os crentes. (Ver: figs_inclusive)
- nós pertencemos ao dia : Paulo fala de conhecer a verdade sobre Deus como pertencente ao dia. TA: "sabemos a verdade" ou "recebemos a luz da verdade" (Ver: figs_metaphor)
- devemos ficar sóbrios : Paulo compara ser sóbrio ao exercício do autocontrole. AT: "vamos exercer auto-controle" (Ver: figs_metaphor)
- Coloque fé e amor como um peitoral : Como um soldado colocaria um peitoral para proteger seu corpo, um crente que vive pela fé e pelo amor encontrará proteção. TA: "proteger-nos com fé e amor" ou "proteger-nos confiando em Cristo e amando-O" (Ver: figs_metaphor)
- Como capacete, a esperança da salvação futura. : Como um capacete protege a cabeça de um soldado, a segurança da salvação protege o crente. TA: "proteja-nos com a certeza de que Cristo nos salvará" (ver: figs_metaphor)
- Se estamos acordados ou dormindo : Estas são formas educadas de dizer vivo ou morto. TA: "se estamos vivos ou mortos" (Ver: figs_euphemism)
- Construir uns aos outros : Aqui "construir" é uma metáfora que significa encorajar. TA: "encorajar uns aos outros" (Ver: figs_metaphor)
- Pois, quais são os crentes destinados por Deus? : Os crentes são destinados por Deus para a salvação através do Senhor Jesus Cristo.
Palavras-Chave:
Vestir, vestido; Conforto, consolador; FÉ; vida, vive, viver, vivo; salvo, seguro; esperança; semelhante, semelhança; Senhor, mestre, senhor; amor; assistir, vigiar; morte, morrer, morto(a); tempo bíblico: dia; dormir, adormecer, cair no sono; Jesus, Jesus Cristo, Cristo Jesus; Destino, destinar, destinado; ira, fúria; Deus; peitoral, peitoral; Cristo, Messias;12 Nós vos pedimos, irmãos, que reconheçais aqueles que trabalham entre vós, que cuidam de vós no Senhor, e que vos admoestam. 13 Também pedimos que os considereis em alta estima, em amor, por causa do trabalho deles. Vivei em paz. 14 Nós vos exortamos, irmãos, a advertir os indisciplinados, encorajar os desencorajados, auxiliar os fracos, e ser pacientes para com todos.
- Informação Geral: : Paulo começa a dar suas instruções finais para a igreja em Tessalônica.
- irmãos : Aqui "irmãos" significa crentes companheiros.
- Reconhecer aqueles que trabalham : "Estimar e apreciar aqueles que estão envolvidos na liderança"
- Que estão sobre vós no Senhor : Isso refere-se às pessoas que Deus designou para servir como líderes do grupo local de crentes.
- Os consideram muito apaixonados por causa de seu trabalho : Paulo exorta os crentes a amar e estimar seus líderes da igreja.
- Que atitude Paulo diz que os crentes devem ter para com aqueles que estão sobre eles no Senhor? : Paulo diz que devem reconhecê-los e apreciá-los em amor.
15 Cuidai para que ninguém retribua o mal com o mal, mas esforçai-vos pelo bem uns dos outros e de todos. 16 Alegrai-vos sempre. 17 Orai sem cessar. 18 Em tudo, dai graças. Pois essa é a vontade de Deus, em Cristo Jesus, para convosco.
- Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças : Paulo está exortando os crentes a manterem uma atitude espiritual de regozijo em todas as coisas, sendo vigilantes na oração e expressando gratidão em todas as coisas.
- Em todas as coisas : Em todas as circunstâncias
- Pois esta é a vontade de Deus : Paulo está se referindo ao comportamento que ele acabou de mencionar como sendo a vontade de Deus para os crentes.
- O que Paulo diz que ninguém deve fazer quando lhes é feito mal? : Paulo diz que ninguém deve devolver o mal quando o mal lhes é feito.
19 Não apagueis o Espírito. 20 Não desprezeis as profecias. 21 Examinai todas as coisas; retende o que é bom. 22 Afastai-vos de toda forma de mal.
- Não apagueis o Espírito : "Não impeçais o Espírito Santo de operar entre vós"
- Não desprezeis as profecias : "Não desprezeis as profecias" ou "Não odieis nada que o Espírito Santo diga a alguém"
- Examinai todas as coisas : "Certifique-se de que todas as mensagens que parecem vir de Deus realmente vêm dele"
- Apegue-se ao que é bom : Paulo fala de mensagens do Espírito Santo como se fossem objetos que se pudessem captar em suas mãos. (Ver: figs_metaphor)
- Que instruções Paulo dá aos crentes sobre profecias? : Paulo instrui os crentes a não desprezar as profecias e a examianar todas as coisas, retendo-se ao que é bom.
23 Que o próprio Deus da paz vos santifique completamente. Que todo seu espírito, alma e corpo sejam preservados irrepreensíveis para a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo. 24 Quem vos chamou é Fiel, e Ele também o fará.
- Fazê-los completamente santo : Isso refere-se a Deus fazendo uma pessoa sem pecado e perfeita aos seus olhos.
- Todo o seu espírito, alma e corpo : Este é um paralelismo onde os termos "espírito", "alma" e "corpo" têm significados semelhantes e são usados para ênfase. (Ver: figs_parallelism)
- ser preservada sem culpa por : "Ser guardado de pecar até que"
- Fiel é Aquele que vos chama : "Ele é fiel e vos chama"
- Aquele que também fará : "ele vos ajudará"
- O que Paulo ora para que Deus faça pelos crentes? : Paulo ora para que Deus santifique os crentes completamente em espírito, alma e corpo.
25 Irmãos, orai também por nós. 26 Cumprimentai todos os irmãos com um beijo santo. 27 Eu lhes suplico, pelo Senhor, que esta carta seja lida para todos os irmãos. 28 Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco.
- Informação Geral: : Paulo está dando suas declarações finais.
- irmãos : Aqui "irmãos" significa crentes companheiros.
- Eu vos peço pelo Senhor : "Peço-vos como se o Senhor vos falasse"
- Que esta carta seja lida : Isso pode ser declarado em forma ativa. TA: "que todos vós leiam esta carta" (Ver: figs_activepassive)
- O que Paulo oraria com os crentes? : Paulo ora para que a graça do Senhor Jesus Cristo seja com os crentes.