Texto Bíblico
Notas Explicativas
Questões
1 Vós mesmos sabeis, irmãos, que a nossa visita a vós não foi em vão. 2 Sabeis que sofremos e fomos tratados de forma vergonhosa em Filipos. Mesmo assim tivemos confiança em nosso Deus para compartilhar o Seu Evangelho convosco, mesmo em meio a grandes dificuldades.
- Conexão com o texto: : Paulo define o serviço e recompensa dos cristãos.
- Vós mesmos : As palavras "vós" e "mesmos" referem-se aos cristãos tessalonicenses. (Veja: figs_rpronouns)
- irmãos : Aqui isto significa companheiros cristãos, incluindo homens e mulheres.
- a nossa visita : A palavra "nossa" refere-se a Paulo, Silvano e Timóteo, mas não aos cristãos tessalonicenses. (Veja: figs_exclusive)
- não foi em vão : Isto pode ser expresso em uma forma positiva. Tradução Alternativa (TA): "valeu a pena" (Veja: figs_doublenegatives)
- sofremos e fomos tratados de forma vergonhosa : "fomos maltratados e insultados"
- em meio a grandes dificuldades : "enquanto tínhamos grandes dificuldades, debaixo de grande oposição"
- Como Paulo e seus companheiros haviam sido tratados antes de ir aos tessalonicenses? : Paulo e seus companheiros sofreram e foram tratados de forma vergonhosa.
3 Pois nossa exortação não procede de erro, nem de impureza, nem de engano. 4 Mas, assim como fomos aprovados por Deus para que o Evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não para agradar a homens, mas para agradar a Deus. Ele é Aquele que examina nossos corações.
- não procede de erro, nem de impureza, nem de engano : "é verdadeira, pura e honesta"
- aprovados por Deus... nos fosse confiado : Paulo foi testado e provado digno de confiança por Deus.
- falamos : Paulo está se referindo a pregar a mensagem do evangelho. (Veja: figs_explicit)
- que examina nossos corações : A palavra "corações" é uma metáfora para os desejos e pensamentos de uma pessoa. TA: "que sabe os nossos desejos e pensamentos" (Veja: figs_metaphor)
- A quem Paulo deseja agradar com a pregação do Evangelho? : Paulo deseja agradar a Deus com a pregação do Evangelho.
5 Portanto nunca usamos palavras para bajulação, como sabeis, nem com intenção gananciosa. Deus é testemunha disso. 6 Não buscamos glória de homens, nem de vós nem de outros. Como apóstolos de Cristo, poderíamos ter exigido privilégios.
- Informações gerais: : Paulo conta aos cristãos tessalonicenses que a sua conduta não era baseada em bajulação, ganância ou glória própria.
- usamos palavras para bajulação : "falamos a vocês com falso louvor"
- nem com intenção gananciosa : "nem usamos palavras para esconder um mau desejo pelo dinheiro de vocês" (Veja: figs_ellipsis)
- poderíamos ter exigido privilégios : "poderíamos ter insistido que nos dessem dinheiro"
- O que Paulo não fez em sua pregação do Evangelho? : Paulo não usou bajulação, nem buscou glória das pessoas.
7 Em vez disso, fomos gentis entre vós, como uma mãe acalentando seus próprios filhos. 8 Do mesmo modo, devido ao grande afeto por vós, estávamos contentes por compartilhar convosco não só o Evangelho de Deus, mas também as nossas próprias vidas. Pois vos tornastes muito queridos para nós. 9 Irmãos, sem dúvida vos lembrais de nosso trabalho e fadiga. Trabalhamos dia e noite para que não fôssemos como um fardo para nenhum de vós. Durante aquele tempo, vos pregávamos o Evangelho de Deus.
- como uma mãe acalentando seus próprios filhos : Assim como uma mãe gentilmente conforta os seus filhos, Paulo, Silvano e Timóteo falaram gentilmente aos cristãos tessalonicenses. (Veja: figs_simile)
- Do mesmo modo, devido ao grande afeto por vós : "Desta forma, nós demonstramos nosso grande afeto por vocês"
- grande afeto por vós : "grande amor por vocês"
- estávamos contentes por compartilhar convosco não só o Evangelho de Deus : Paulo refere-se à mensagem do evangelho como se esta fosse um objeto físico que alguém pode compartilhar com outros. Por "compartilhar", ele quer dizer "contar" (Veja: figs_metaphor)
- estávamos contentes por compartilhar convosco... as nossas próprias vidas : Paulo refere-se às vidas dele e de seus colegas como se fossem objetos físicos que eles podem compartilhar com outros. Aqui ele se refere a gastar tempo e esforço com seu público. (Veja: figs_metaphor)
- vos tornastes muito queridos para nós : "nós nos importamos profundamente com vocês"
- Irmãos : Aqui isto significa companheiros cristãos, incluindo homens e mulheres.
- nosso trabalho e fadiga : As palavras "trabalho" e "fadiga" significam basicamente a mesma coisa. Paulo as usa para enfatizar o quão duro eles trabalharam. TA: "o quão duro trabalhamos" (Veja: figs_doublet)
- Trabalhamos dia e noite para que não fôssemos como um fardo para nenhum de vós : "Nós trabalhamos duro para o nosso próprio sustento para que vocês não precisassem nos sustentar"
- O que Paulo e seus companheiros fizeram para que eles não fossem um fardo aos tessalonicenses? : Paulo e seus companheiros trabalharam noite e dia para que eles não fossem um fardo aos tessalonicenses.
10 Vós sois testemunhas, assim como Deus, de como nos comportamos de forma santa, justa e irrepreensível para convosco, que credes. 11 Do mesmo modo, sabeis que tratamos cada um de vós como um pai trata seus filhos, 12 exortando-vos, encorajando-vos e insistindo para viverdes de maneira digna de Deus, que vos chama para o Seu reino e glória.
- santa, reta e irrepreensível : Paulo usa três palavras que descrevem o seu bom comportamento para com os cristãos tessalonicenses.
- um pai trata seus filhos : Paulo compara as suas exortações e encorajamentos a um pai que gentilmente ensina seus filhos a como se comportar.
- exortando-vos, encorajando-vos : As palavras "exortando" e "encorajando" expressam o quão apaixonadamente o grupo de Paulo encorajou os tessalonicenses. TA: "nós os encorajamos fortemente" (Veja: figs_doublet)
- para o Seu reino e glória : A palavra "glória" descreve a palavra "reino". TA: "para o Seu reino glorioso" (Veja: figs_hendiadys)
- Como Paulo tratou os tessalonicenses quando ele esteve entre eles? : Paulo foi gentil com os tessalonicenses como uma mãe ou um pai com os seus próprios filhos.
- Como Paulo disse aos tessalonicenses que eles deveriam andar? : Paulo disse aos tessalonicenses que eles deveriam andar de maneira digna de Deus que os chama para o seu próprio reino e glória.
Palavras-Chave:
Conforto, consolador; sem culpa; Chamar, chamando, chamou, clamar; exortar, exortação; santo, santidade; digno, valor, indigno, inútil; Glória, glorioso; Deus; semelhante, semelhança; acreditar, crer em, crença; Reino; justo, justiça; Ancestral, pai, antepassado; testemunho, testemunhar; Saber, Conhecimento, Dar a conhecer; Crianças, criança; andar, caminhar; Reino de Deus, Reino dos céus;13 Por isso nós também agradecemos a Deus constantemente. Pois, quando recebestes de nós a Palavra que ouvistes, não a aceitastes como palavra de homem, mas como ela realmente é, a Palavra de Deus. Essa é a Palavra que também age em vós, que credes.
- Informações gerais: : Paulo continua a usar "nós" para se referir a ele mesmo e aos seus companheiros de viagem e "vocês" aos cristãos tessalonicenses.
- nós também agradecemos a Deus constantemente : Paulo constantemente agradece a Deus pela aceitação dos tessalonicenses à mensagem do evangelho que ele compartilhou com eles.
- como ela realmente é, a Palavra de Deus : Os tessalonicenses acreditavam que a mensagem de Paulo vinha de Deus e não da autoridade do próprio Paulo.
- é a Palavra a qual também age entre vós que credes : Paulo fala da mensagem do evangelho de Deus como se esta fosse uma pessoa que estava trabalhando. (Veja: figs_personification)
- Como qual tipo de palavra os tessalonicenses receberam a mensagem que Paulo pregava a eles? : Os tessalonicenses receberam a mensagem como a palavra de Deus, não como a palavra do homem.
14 Porque vós, irmãos, vos tornastes imitadores das igrejas de Deus que estão na Judéia, em Cristo Jesus. Pois também sofrestes as mesmas coisas de seus conterrâneos, assim como eles sofreram dos Judeus. 15 Foram os Judeus que mataram tanto o Senhor Jesus quanto os profetas. Foram eles que nos expulsaram. Eles não agradam a Deus e são inimigos de todos os homens, 16 e nos proíbem de falar aos gentios para a salvação deles. Desse modo, só aumentam seus pecados. A ira veio sobre eles de forma definitiva.
- irmãos : Aqui isto significa companheiros cristãos, incluindo homens e mulheres.
- vos tornastes imitadores das igrejas : Os cristãos tessalonicenses suportaram perseguições similares às dos cristãos judeus. "tornaram-se como as igrejas"
- de seus conterrâneos : "de outros tessalonicenses"
- nos proíbem de falar : "Eles tentaram nos fazer parar de falar"
- aumentam seus pecados : Paulo fala como se alguém pudesse encher um contêiner com seus próprios pecados como com líquido. (Veja: figs_metaphor)
- A ira veio sobre esses de forma definitiva : Isto se refere a Deus finalmente julgando e punindo as pessoas por seus pecados.
- O que os judeus não cristãos fizeram que não agradou a Deus? : Os judeus não cristãos perseguiram as igrejas na Judeia, mataram Jesus e os profetas, expulsaram Paulo e o proibiram de falar aos gentios.
Palavras-Chave:
sofrer, sofrimento; Igreja, igreja; pecado, pecaminoso, pecador, pecando; Imitar, imitador; Judeia; Jesus, Jesus Cristo, Cristo Jesus; Judeu, Judaico, Judeus; ira, fúria; Deus; semelhante, semelhança; salvo, seguro; cumprir; Senhor, mestre, senhor; Cristo, Messias; Irmão; Profeta, profecia, profetizar, vidente, profetisa; Gentio;17 Nós, irmãos, separados de vós por um breve período, em presença, não em coração, estamos nos esforçando e com grande desejo de ver-vos novamente. 18 Porque queremos visitar-vos. Eu, Paulo, tentei visitar-vos mais de uma vez, mas Satanás nos impediu. 19 Pois, quando nosso Senhor Jesus voltar, quem será nossa esperança, alegria e coroa de glória diante Dele? Por acaso não sois vós assim como os outros? 20 Pois vós sois nossa glória e alegria.
- irmãos : Isto significa companheiros cristãos, incluindo homens e mulheres.
- em presença, não em coração : Apesar de Paulo não estar fisicamente presente em Tessalônica, ele está emocionalmente ligado a eles.
- de ver-vos novamente : Aqui "ver" refere-se à toda pessoa. TA: "de ver vocês" ou "de estar com vocês" (Veja: figs_synecdoche)
- eu, Paulo, tentei visitar-vos mais de uma vez : "eu, Paulo, tentei visitar-vos várias vezes"
- Pois, quando nosso Senhor Jesus voltar, quem será nossa esperança : Paulo usa esta questão para encorajar os cristãos e responde a isto no próximo versículo. Esta pergunta retórica pode ser dita positivamente. TA: "vocês são a nossa confiança para o futuro, nossa alegria e nossa coroa de glória quando nosso Senhor Jesus Cristo vier" (Veja: figs_rquestion)
- nossa esperança... Por acaso não sois vós : Por "esperança" Paulo quer dizer a garantia que ele tem de que Deus o recompensará por seu trabalho. Os cristãos tessalonicenses são a razão da sua esperança. (Veja: figs_metonymy)
- alegria : Os tessalonicenses são a razão para a sua alegria. (Veja: figs_metonymy)
- coroa de glória : Aqui "coroa" refere-se a uma coroa de flores dada a atletas vitoriosos. A expressão "coroa de glória" significa uma recompensa por uma vitória ou por ter feito algo bom. (Veja: figs_metonymy)
- Por acaso não sois vós assim como os outros? : Esta pergunta retórica pode ser traduzida como uma afirmação. TA: "são vocês e outros, cristãos" (Veja: figs_rquestion)
- Por que Paulo estava impossibilitado de ir aos tessalonicenses apesar de este ser o seu desejo? : Paulo estava impossibilitado de ir porque satanás o impediu.
- O que os tessalonicenses serão para Paulo na vinda do Senhor? : Os tessalonicenses serão a esperança de Paulo, alegria e coroa de glória na vinda do Senhor.