Texto Bíblico
Notas Explicativas
Questões
1 Portanto, irmãos, orai por nós para que a Palavra do Senhor possa se espalhar rapidamente e seja glorificada, do mesmo modo que é convosco, 2 e para que sejamos livres de pessoas perversas e más, pois nem todos tem fé. 3 Mas o Senhor é fiel e vos fortalecerá e guardará do maligno.
- Informações Gerais: : Paulo pede aos cristãos para orarem por ele e seus companheiros.
- Portanto : Paulo usa a palavra "portanto" para marcar uma mudança de tópico.
- irmãos : Aqui "irmãos" significa companheiros cristãos, incluindo homens e mulheres. Tradução Alternativa (T.A.): "irmãos e irmãs" (Veja: figs_gendernotations)
- a Palavra do Senhor possa ser espalhada rapidamente e ser glorificada : Paulo fala da Palavra de Deus espalhada como se ela estivesse correndo de lugar a lugar. T.A.: "que mais e mais pessoas logo ouvirão nossa mensagem sobre nosso Senhor Jesus e honrá-la" (UDB) (Veja: figs_metaphor)
- para que sejamos livres : Isto pode ser dito na forma ativa. T.A.: "que Deus nos salve" ou "que Deus possa nos resgatar" (Veja: figs_activepassive)
- pois nem todos têm fé : "pois muitas pessoas não acreditam em Jesus"
- vos fortalecerá : "que vos fortificará"
- do maligno : de "satanás"
- Pelo que Paulo quer que os tessalonicenses orem a respeito da palavra de Deus? : Paulo quer que os tessalonicenses orem para que a palavra de Deus espalhe-se rapidamente e seja glorificada.
- De quem Paulo deseja que sejam livres? : Paulo deseja que sejam livres do povo perverso e mau, dos que não possuem fé.
Palavras-Chave:
mal, perverso, perversidade; libertar, libertador, libertação; palavra de Deus, palavra de Yahweh, palavra do Senhor, Escritura; FÉ; Fiel, fidelidade; Glória, glorioso; satanás, diabo, prórpio mal; Adorar, orar; semelhante, semelhança; Perverso, perversamente, perverter. ; Senhor, mestre, senhor; força, fortificar; Irmão;4 Nós temos confiança no Senhor a respeito de vós, de que fazeis e continuareis a fazer o que vos ordenamos. 5 Que o Senhor possa conduzir os vossos corações ao amor de Deus e para a perseverança de Cristo.
- Nós temos confiança : "Nós temos fé" ou "Nós confiamos"
- conduzir os vossos corações : Paulo descreve o Senhor motivando cristãos a amar Deus como se o Senhor os tivesse guiando por um caminho. T.A.: "ajude vocês a conhecer" (UDB) (Veja: figs_metaphor)
- corações : Isto é uma metáfora para as emoções ou vontade, as quais controlam amor e sinceridade. (Veja: figs_metaphor)
- ao amor de Deus e para a perseverança de Cristo : Paulo fala do amor de Deus e da perseverança de Cristo como se fossem destinos de um caminho. T.A.: "como quanto Deus ama vocês e como quanto Deus perseverou por vocês" (UDB) (Veja: figs_metaphor)
- O que Paulo diz aos tessalonicenses para continuarem a fazer? : Paulo diz aos tessalonicenses para continuarem a fazer as coisas que ele os ordenou.
6 Portanto irmãos, vos ordenamos em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, que eviteis aqueles irmãos que vivem ociosos e não de acordo com as tradições que recebestes de nós. 7 Pois vós mesmos sabeis que deveis nos imitar. Nós não nos comportamos de maneira indisciplinada entre vós, 8 e não comemos a comida de ninguém sem pagar. Pelo contrário, em esforço e dificuldade trabalhamos noite e dia, para que não nos tornássemos pesados para nenhum de vós. 9 Não é porque não temos autoridade, mas porque devemos servir de exemplo para vós, para que, assim, vós possais nos imitar.
- Informações Gerais: : Paulo dá aos cristãos algumas instruções finais sobre trabalhar e não ser ocioso.
- Portanto : Paulo usa essa palavra para marcar uma mudança no tópico.
- em nome do nosso Senhor Jesus Cristo : "pela autoridade de Jesus"
- irmãos : Aqui "irmãos" significa companheiros cristãos, incluindo homens e mulheres. T.A.: "irmãos e irmãs" (Veja: figs_gendernotations)
- nosso Senhor : Aqui "nosso" refere-se a todos os cristãos. (Veja: figs_inclusive)
- vivem ociosos : "são preguiçosos e recusam-se a trabalhar" (UDB)
- nos imitar : "para agir como Paulo e seus companheiros trabalhadores" ou "para se comportar como Paulo e seus companheiros trabalhadores"
- Nós não nos comportamos de maneira indisciplinada : Paulo usa a dupla negação para enfatizar a forma positivia. Isto pode ser escrito em uma positiva. T.A.: "Nós vivemos com vocês como aqueles que têm muita disciplina" (Veja: figs_doublenegatives)
- trabalhamos noite e dia : "nós trabalhamos durante a noite e durante o dia" ou "nós trabalhamos por todo o tempo"
- em esforço e dificuldade : Paulo enfatiza quão difíceis as circunstâncias foram.Esforço implica trabalho que requer grande esforço. Dificuldade implica que eles suportaram dor e sofrimento. T.A.: "em circunstâncias muito difíceis" (Veja: figs_doublet)
- Não é porquê não temos autoridade : Paulo usa uma negativa dupla para enfatizar a positiva. Isto pode ser escrito como uma positiva. T.A.: "Nós certamente temos autoridade" (Veja: figs_doublenegatives)
- O que os cristãos devem fazer com cada irmão que vive ociosamente? : Os cristãos devem evitar cada irmão que viva ociosamente.
- Qual exemplo Paulo apresenta aos tessalonicenses a respeito de seu trabalho e suporte? : Paulo trabalhou noite e dia, pagando por sua comida, e não sendo peso para qualquer um.
10 Quando estávamos convosco, vos ordenamos isto: "Se alguém não quer trabalhar, este não deve comer". 11 Pois ouvimos que alguns andam desocupados entre vós; eles não trabalham, mas, ao contrário, são intrometidos. 12 Portanto lhes ordenamos e exortamos em nosso Senhor Jesus Cristo que, com sossego, possam trabalhar e comer sua própria comida.
- alguns andam desocupados : Aqui "andar" é um comportamento na vida. T.A.: "alguns vivem vidas ociosas" ou "alguns são preguiçosos" (Veja: figs_metaphor)
- mas, ao contrário, são intrometidos. : Intrometidos são pessoas que intereferem nos afazeres de outros sem terem sido requisitados.
- com sossego : "de maneira sossegada, quieta e moderada". Paulo exorta os intrometidos para pararem de se envolver nos afazeres de outras pessoas.
- O que Paulo ordenou acerca de qualquer um que não queira trabalhar? : Paulo ordenou que qualquer um que não queira trabalhar não deve comer.
- Em vez de ser preguiçoso, o que Paulo ordena as pessoas a fazerem? : Paulo ordena os preguiçosos a trabalharem com sossego e a comerem sua própria comida.
13 Porém vós, irmãos, não desanimeis de fazer o bem. 14 Se alguém não obedece nossa palavra nesta carta, marque-o e não vos associeis a ele, a fim de que, dessa maneira, ele possa ser envergonhado. 15 Não o considereis como inimigo, mas exortai-o como irmão.
- Porém : Paulo usa essa palavra para contrastar os cristãos preguiçosos com os cristãos que trabalham duro.
- vós, irmãos, : A palavra "vós" refere-se a todos os cristãos tessalonicenses. (Veja: figs_you)
- irmãos : Aqui "irmãos" significa companheiros cristãos, incluindo homens e mulheres. T.A.: "irmãos e irmãs" (Veja: figs_gendernotations)
- não desanimeis : desanimar ou "perder o coração" é uma expressão que significa ficar cansado, fatigado, ou desencorajado. T.A.: "não sejam desencorajados" ou "não aumente o fatigar" (Veja: figs_idiom)
- marque-o : Observe quem ele é. T.A.: "Identifiquem publicamente essa pessoa" (UDB) (Veja: figs_idiom)
- dessa maneira, ele possa ser envergonhado : Paulo instrui os cristãos a afastarem-se de cristãos preguiçosos como uma ação disciplinadora.
- O que os irmãos devem fazer com qualquer um que não obedeça as instruções de Paulo nessa carta? : Os irmãos não devem se associar com qualquer um que não obedeça as instruções de Paulo nessa carta.
16 Que o próprio Senhor da paz vos dê a paz em todo tempo e de todas as formas. Que o Senhor seja com todos vós. 17 Essa é minha saudação, Paulo e escrevo com minha própria mão, o qual é o sinal em todas as minhas cartas. É assim que escrevo. 18 Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós.
- Informações Gerais: : Paulo faz o fechamento de observações para os cristãos em Tessalônica.
- Que o próprio Senhor da paz sempre vos dê : Você pode tornar explícito que é a oração de Paulo pelos tessalonicenses. T.A.: "Eu oro para que o próprio Senhor da Paz dê a vocês..." (Veja: figs_explicit)
- Que o próprio Senhor da paz : Aqui "próprio" enfatiza que o Senhor dará pessoalmente paz aos cristãos. (Veja: figs_rpronouns)
- Essa é minha saudação, Paulo, e escrevo com minha própria mão : "Eu, Paulo, escrevo essa saudação com minha própria mão"
- É assim que escrevo : Paulo torna claro que essa carta é dele e não uma falsificação.
- O que Paulo deseja que o Senhor dê aos tessalonicenses? : Paulo deseja que o Senhor dê aos tessalonicenses paz o tempo todo e de todos os modos.
- Como Paulo demonstra que ele é o autor dessa carta? : Paulo escreveu, com sua própria mão, a saudação como a prova de que ele é o autor.