Quando usado literalmente, o termo "pai" se refere a um pai masculino. Há também diversos usos simbólicos desse termo.
- Os termos "pai" e "antepassado" são geralmente usados para se referir ao ancestral de uma determinada pessoa ou grupo. Também poderia ser traduzido como "progenitor" ou "pai ancestral".
- A expressão "o pai de" pode se referir simbolicamente à pessoa que é líder de um grupo de pessoas aparentadas ou a origem de alguma coisa. Por exemplo, em Gênesis 4, "o pai de todos os que vivem em tendas" poderia significar "o primeiro líder da tribo do primeiro povo a viver em tendas".
- O apóstolo Paulo simbolicamente se autodenominou "pai" daqueles a quem ele ajudou a se tornarem cristãos ao compartilhar o evangelho com eles.
- Ao falar de um pai e de seu filho literalmente, este termo deveria ser traduzido usando o termo comum para se referir a pai naquela língua.
- "Deus o Pai" também deveria ser traduzido utilizando a palavra usual e comum para "pai".
- Ao se referir a antepassados, esse termo poderia ser traduzido como "progenitor" ou "pai ancestral".
- Quando Paulo se refere a si mesmo como um pai simbólico dos crentes em Cristo, este termo deve ser traduzido por "pai espiritual" ou "pai em Cristo".
- Algumas vezes a palavra "pai" pode ser traduzida por "líder tribal".
- A frase "pai da mentira" poderia ser traduzida por "fonte de toda a mentira" ou "aquele de quem todas as mentiras originam".
SUGESTÕS DE TRADUÇÃO