O termo "unge" significa esfregar ou derramar óleo sobre uma pessoa ou objeto. Às vezes, o óleo era misturado com especiarias, dando-lhe um cheiro doce e perfumado. O termo também é usado figurativamente para se referir ao Espírito Santo escolhendo e capacitando alguém.
-
- No Antigo Testamento, sacerdotes, reis e profetas foram ungidos com óleo para separá-los para um serviço especial a Deus.
-
- Objetos como os altares ou o tabernáculo, também foram ungidos com óleo para mostrar que eles deveriam ser usados para adorar e glorificar a Deus.
-
- No Novo Testamento, os doentes eram ungidos com óleo para a sua cura.
-
- O Novo Testamento registra duas vezes que Jesus foi ungido com óleo perfumado por uma mulher, como um ato de adoração. Certa vez, Jesus comentou que, ao fazer isso, ela estava preparando-o para seu futuro enterro.
-
- Depois que Jesus morreu, seus amigos prepararam Seu corpo para sepultamento ungindo-o com óleos e especiarias.
-
- Os títulos "Messias" (hebraico) e "Cristo" (grego) significam "o Ungido (Único)".
-
- Jesus o Messias é o único que foi escolhido e ungido como Profeta, Sumo sacerdote e Rei.
Sugestões de tradução
-
- Dependendo do contexto, o termo "unge" poderia ser traduzido como "derramar óleo sobre" ou "colocar óleo sobre" ou "consagrar por derramamento de óleo perfumado".
-
- Ser "ungido" poderia ser traduzido como "ser consagrado com óleo". Ou "ser nomeado" ou "ser consagrado".
-
- Em alguns contextos, o termo "ungir" poderia ser traduzido como "nomear".
-
- Uma frase como "o sacerdote ungido", poderia ser traduzida como "o sacerdote que foi consagrado com óleo" ou "o sacerdote que foi separado pelo derramamento de óleo".